MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 21 de abril de 2012

Homens sofrem acidente em garimpo de extração de esmeralda na Bahia


Cinco pessoas morreram, informa posto de saúde da serra e Samu.
Trabalhadores teriam caído 170 metros. PM e Bombeiros estão no local.

Do G1 BA, com informações da TV São Francisco

Um acidente em um garimpo de extração de esmeraldas localizado na Serra de Carnaíba, a 20 km do município de Pindobaçu, norte da Bahia, matou cinco trabalhadores na manhã deste sábado (21).
O número de mortes foi informado pelo posto de saúde, situado a 2 km da serra, e logo depois confirmado pelo Samu, que esteve no local por volta das 7h30. A Polícia Militar da cidade também confirma o acidente, mas não pôde passar detalhes porque não consegue sinal de comunicação com a equipe que está no local, junto com o Corpo de Bombeiros, desde as 8h. Por volta das 13h, eles ainda não tinham retornado à base.
Ainda não há informação sobre as identidades das vítimas. De acordo com João Grande, do posto de saúde, os garimpeiros se deslocavam da superfície ao subsolo em  uma "caçamba" sustentada por um cabo de aço, que teria rompido e lançado os trabalhadores de uma altura de 150 metros. O dono do garimpo relatou ao técnico de enfermagem do Samu, Antônio Carlos, que a altura pode chegar a 170 metros, o equivalente a um prédio de 50 andares.
O técnico descreve, a partir de relato de testemunhas, que o rompimento do cabo de aço provocou a falta de freio no sistema de elevação da "caçamba" [como tem sido chamado o suporte que transporta as pessoas], o que teria feito os garimpeiros despencarem sentido subsolo da mina.
Ao norte do estado, a Serra da Carnaíba concentra uma das maiores reservas de esmeralda do Brasil. São quase cem garimpos. O trabalho é considerado de alto risco porque geralmente é feito de forma improvisada, sem as condições mínimas de segurança. Alguns garimpeiros usam pequenas cadeiras para descer, também sustentadas por cabo de aço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário