MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Hospital Conceição faz a 1º cirurgia de troca de silicone pelo SUS no RS


Paciente com prótese condenada pela Anvisa foi operada nesta sexta-feira.
Professora de 39 anos havia colocado implante da marca PIP há oito anos.

Do G1 RS

Silicone (Foto: Sebastien Nogier / AFP Photo)Implante da marca francesa PIP com ruputra
(Foto: Sebastien Nogier / AFP Photo)
Uma professora de 39 anos foi a primeira paciente a fazer a troca dos implantes mamários de silicone de uma das marcas condenados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) através do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul. O procedimento foi realizado nesta sexta-feira (13) no Hospital Conceição, em Porto Alegre.
De acordo com a unidade de mastologia do hospital, a paciente colocou há oito anos uma prótese de fabricação francesa Poly Implant Prothese (PIP), uma das marcas reprovadas pela Anvisa. Ela reclamava de dores e desconfortos.
No início de março, a Anvisa suspendeu a importação e a comercialização no país das próteses das marcas PIP e Rofil, fabricadas com gel considerado inadequado para a utilização e que apresentavam taxas de ruptura acima do permitido por lei.
Após a proibição, o Ministério da Saúde, em acordo com as sociedades médicas, determinou que as mulheres com implantes dessas marcas devem fazer a substituição das próteses nos casos de ruptura ou suspeita de ruptura. Tanto o SUS como os planos de saúde devem cobrir os gastos de exames de diagnóstico e cirurgias para as pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário