MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Idosos e crianças recebem qualificação como socorristas


Voluntários serão multiplicadores de procedimentos de emergência.
Diminuir número de trotes também é objetivo dos projetos.

Do G1 PA
Mais de 120 idosos e crianças dos projetos “Vovô e Vovó Socorrista” e “Socorrista Jr.” se formam na noite desta segunda-feira (30), em cerimônia realizada no Teatro Maria Sylvia Nunes, Estação das Docas, em Belém. O projeto tem cunho educativo e traz o objetivo de orientar idosos no auxílio a pessoas acidentadas e também diminuir o número de trotes para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O curso teve a duração de mais de uma semana. Neste período, os idosos e crianças tiveram aulas práticas e teóricas de primeiros socorros dentro do Samu. “O principal objetivo é fazer tanto a criança quanto o idoso, multiplicadores de procedimentos básicos que podem ser adotados em situação de urgência e emergência. Evitando as pessoas de cometer graves equívocos com vítimas de acidente”, conta Carla Casado, psicóloga e coordenadora dos projetos.
Para os idosos, foram orientações sobre o tratamento de doenças, cuidados com acidentes dentro de casa ou nas ruas e auxílio a pessoas acidentadas, além de técnicas e manobras eficazes de ação em casos de urgência e emergência.
A aposentada Vanda Pinto, de 60 anos, conta que o curso veio esclarecer muitas questões sobre primeiros socorros. “Tinha dúvidas. No caso de um acidente, por exemplo, sei agora que não pode mexer na cabeça da pessoa atropelada, pois pode estar com fratura na coluna. Outra coisa: é primordial deixar a pessoa respirar, antes de tudo, pois ela pode vir a óbito”, explicou a idosa.
Vanda, que faz parte da Pastoral do Idoso, vai multiplicar os conhecimentos adquiridos, ensinando os idosos do seu grupo as lições que teve. “Acontece muito acidente com idoso, até dentro de casa ele pode cair”, conta Vanda, que reconhece a importância do curso.
Já para as crianças, o projeto tem como principal função diminuir o número de trotes para o Samu 192. As crianças também aprenderam em aulas teóricas e práticas, a medir a pressão arterial e identificar fraturas e queimaduras, entre outras ocorrências, para acionar o Samu 192 de forma correta.
O trote é um tema paralelo tratado no curso. “O Samu chega a ter 60% de ligações por dia com trote no horário de entrada e saída de escola, feitas por crianças. O curso conscientiza as crianças para que levem a informação pros amiguinhos”, explica a coordenadora dos projetos.
A formatura será um marco pelo momento da qualificação. Esta turma passará por uma manutenção do conteúdo aprendido de 15 em 15 dias, com novas aulas. Depois de um ano, uma nova turma será formada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário