MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 24 de abril de 2012

Inauguração de shopping gera empregos e movimenta economia


A expectativa é que o empreendimento gere nove mil empregos.
O shopping deve ter um fluxo inicial de 40 mil pessoas por dia.

Do G1 PA

Parque Shopping de Belém será inaugurado nesta quarta-feira (25) (Foto: Divulgação)Parque Shopping de Belém será inaugurado nesta quarta-feira (25) (Foto: Divulgação/Parque Shopping)
Um novo shopping center será inaugurado nesta quarta-feira (25), ao meio dia em Belém. O empreendimento está localizado na Avenida Augusto Montenegro, considerada atualmente uma das principais vias do novo "centro" da cidade. A expectativa é que o shopping tenha um fluxo inicial de 40 mil pessoas ao dia.
Segundo a assessoria do shopping, serão 9 mil empregos sejam gerados. Com 63 mil metros quadrados de área construída e mais de 31 mil metros quadrados de área locável, o shopping possui mais de 200 lojas, praça de alimentação com 22 opções gastronômicas, além de um complexo da rede mexicana Cinépolis, totalmente digital, com sete salas de cinema stadium, sendo três em 3D.
Para o presidente do Sindicato dos Lojistas de Belém, Joy Colares, o shopping é mais um serviço que o setor lojista oferece a população. "Vai contribuir não só para o aumento do número de empregos, mas também contribui com a diminuição do engarrafamento no trânsito, já que muitos consumidores que moram naquela região não vão mais precisar vir ao centro para fazer compras", explica Colares. O lojista antes de mais nada é um prestador de serviço”, afirma Colares.
O shopping vai oferecer serviço de agência bancária,casa lotérica, pet shop, lavanderia, laboratório, casa de câmbrio e outras atividades. Além disso, vai dispor de acessibilidade para deficientes físicos. Serão duas entradas de acesso ao shopping, uma pela Av. Augusto Montenegro e outra pela Rua Betânia.
Hall do Parque Shopping de Belém. (Foto: Divulgação)Hall  (Foto: Divulgação/Parque Shopping)
O economista Roberto Sena, do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - avalia a importância de empreendimentos como este do ponto de vista econômico. "É super importante que nós tenhamos mais projetos deste tipo. Normalmente, são cerca de duas mil pessoas empregadas diretamente", afirma Sena.
Ele também levanta a questão social que o projeto envolve. "É o tipo de projeto que dá outra vida para o bairro. Ele valoriza e desenvolve a região, que hoje é tida como em desenvolvimento. Ou seja, é bom para todo mundo. Para o estado, tem arrecadação de tributos, para a população tem a geração de emprego e renda e, para o local, uma grande tendência de agregar mais pessoas de um mesmo bairro", finaliza o economista.
As obras do shopping recuperaram a via lateral de acesso, que estará ganhou sinalização vertical e horizontal, asfalto e calçadas adequadas aos portadores de necessidades especiais. A obra custou cerca de 370 milhões de reais no total. Com um ano e meio de obras, foram gerados cerca de três mil empregos e, com a inauguração serão gerados mais nove mil empregos, diretos e indiretos.
O arquiteto responsável pelo projeto do shopping é Eduardo Mondolfo, profissional responsável também pela arquitetura de outro empreedimento comercial da cidade, localizado na Av. Visconde de Souza Franco. Para dar um toque regional ao shopping, o fotógrafo Luiz Braga foi convidado a disponibilizar acervo exclusivo do shopping.

Nenhum comentário:

Postar um comentário