MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 21 de abril de 2012

Indígenas encenam 'Ritual da Moça Nova', em shopping de Manaus


Prática secular retrata momento em que índias deixam a infância.
Apresentação fez parte da programação do Abril Cultural.

Do G1 AM

Ritual da Moça Nova é uma tradição entre povos indígenas (Foto: Seind/Divulgação)Ritual da Moça Nova é uma tradição entre povos indígenas (Foto: Seind/Divulgação)
A programação do Abril Cultural promoveu nesta sexta-feira (20) a apresentação de um ritual indígena dentro de um shopping localizado na Zona Centro-Sul de Manaus. O 'Ritual da Moça Nova' mostrou a celebração da primeira menstruação de uma jovem indígena. A cultura é tradicional entre alguns povos, inclusive os Tikuna, e leva até um ano para ser preparado.
A apresentação foi realizada pelo grupo indígena Wotchimaücü, do bairro Cidade de Deus, na Zona Leste da capital amazonense. Segundo o cacique Reginaldo Marcolino, da aldeia Umariaçu, no município de Tabatinga, a 1.008 quilômetros de Manaus, o objetivo é celebrar, da melhor forma possível, esse que é considerado um importante momento para diferentes tribos.
“Levamos de cinco meses até um ano para juntar os alimentos e tudo o que precisa, para que possamos fazer uma grande festa”, explicou.
Em algumas tribos o ritual tem a finalidade de iniciar a índia à vida adulta. A partir da primeira menstruação, a índia é conduzida para um local reservado onde permanece durante um período determinando pela tribo.
Durante o evento desta sexta os Tikuna realizaram, ainda, uma aula na língua nativa e cantaram músicas tradicionais, que geralmente são apresentadas em eventos especiais como o que está ocorrendo desde o início da semana, em comemoração ao mês indígena.
Além do grupo Wotchimaücü, músicas como Nguta'keegü, que significa União, puderam ser ouvidas também na voz da cantora Djuena Tikuna.
Para o titular da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), Bonifácio José Baniwa, a presença dos indígenas caracterizados dentro de um shopping é resultado de conquistas que começaram há muitos anos e com muita luta.
“Algumas pessoas me perguntam se temos alguma coisa para comemorar, e eu digo que sim, pois, no passado, já quiseram até exterminar o nosso povo, mas resistimos e hoje podemos entrar em espaços como este para apresentar a nossa cultura a todos”, declarou.
Abril Cultural
Este é o segundo ano consecutivo do Abril Cultural Indígena. Toda programação se estenderá até o dia 1º de maio. Além das atividades esportivas, o evento conta com dança, canto, ritual, exposição de artesanatos e oficinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário