MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 3 de abril de 2012

Índios de reserva do CE recebem aulas gratuitas de italiano


Curso de três anos é promovido por instituto de Fortaleza.
Descendentes dos índios Pitaguarys viajaram a convite de ONG para Itália.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

  Os índios de uma reserva no município de Maracanaú , no Ceará, recebem aulas de italiano promovidas por um instituto de Fortaleza . Os descendentes dos índios Pitaguarys tiveram o primeiro contato com a língua estrangeira depois de uma viagem que fizeram para a Itália a convite da ONG Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bairro Bom Jardim.
A proposta do Instituto de Cultura Italiana de Fortaleza (Icif) de oferecer o curso gratuito de três anos ocorreu quando os índios retornaram ao Ceará. “Chegar no Brasil e ensinar sua cultura a uma comunidade indígena é uma coisa muito linda. Nos sentimos honrados por fazer essa parceria”, disse o diretor do Icif, Alessandro Frontera.
O intercâmbio serviu para que os índios difundissem a própria cultura no continente europeu. “A experiência que tivemos na Itália foi a de mostrar a realidade do Brasil porque quando chegamos lá e conversamos com os adolescentes das escolas, vimos que eles tinham outra visão do Brasil, que era só dança, festa e não conhecia esse lado da cultura”, explica o estudante Fernando Neto.
Após três aulas de italiano, a estudante Luzia Ana dos Santos está decidida: “Por mim, eu vou até o fim. É muito bom a oportunidade de fazer esse curso porque nossos pais não teriam oportunidade de pagar um curso como esse, que dá certificado e pode até se tornar uma professora”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário