MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Instituições discutem formação superior para professores indígenas


Ufma estuda criação de curso de licenciatura para professores indígenas.
Representantes das etnias krikatis, guajajaras e canela apoiam a medida.

Do G1 MA

Técnicos discutem formação para professores indígenas (Foto: Orcenil Jr.)Técnicos discutem formação para professores indí-
genas (Foto: Orcenil Jr.)
O debate sobre o plano de implantação do programa de formação de nível superior para professores de educação indígena foi tema de uma reunião realizada nesta quinta-feira (19) pelo grupo de trabalho formado por técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Imperatriz, Brasília e Tocantins, da Universidades Estadual do Maranhão (Uema) e Universidade Federal do Maranhão (Ufma), e lideranças das etnias krikatis, guajajaras e canela.
De acordo com a superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais (Supemde) da Seduc, Narcisa Enes Rocha, neste primeiro momento, a secretaria está acolhendo as sugestões apresentadas pelo grupo de trabalho indigenista para melhorar a qualidade da oferta de educação indígena.
Neste sentido, a Seduc conta com a parceria da Ufma e da Uema, além da colaboração o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), para consolidar o desenvolvimento das ações propostas e sugeridas.
Para Narcisa Rocha, o debate realizado foi importante para analisar a estratégia de contemplar a educação indígena com a oferta de licenciatura para os professores. “O objetivo da Seduc é abrir espaços para consolidar este programa”, disse.
A supervisora de educação indígena da Seduc, Maryângela Rodrigues Ribeiro Azevedo, informou que as discussões sobre o projeto de licenciatura para professores serão retomadas no final de maio. Ela disse que a Ufma já estuda a possibilidade de criação de um curso de licenciatura para professores de educação indígena.

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