MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 17 de abril de 2012

Instituições financeiras são suspensas de operar com consignado em Goiás


Quinze empresas estão impedidas de fazer empréstimo a servidores públicos.
Medida ocorre devido ao grande número de reclamações no Procon-GO.

Do G1 GO

Quinze das 57 instituições financeiras que atuam em Goiás estão, desde segunda-feira (16), impedidas de realizar o serviço de empréstimo consignado para servidores públicos estaduais. A medida, aplicada às empresas mais reclamadas no Procon, também abrange a suspensão de contratos para cartão de crédito consignado – devido aos altos juros cobrados pelas instituições, que ultrapassam 4,5% ao mês.
As empresas, notificadas ainda na segunda-feira, já haviam sido alertadas sobre o problema. A suspensão vale por dez dias podendo ser prorrogada por tempo indeterminado. A medida tomada pelo Procon Goiás e Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) foi uma recomendação do Ministério Público. A Segplan também criou uma gerência para cuidar das questões de empréstimos consignados para os servidores.
Segundo a superintendente do Procon-GO, Darlene Araújo, 85% do total das queixas estão relacionadas ao não fornecimento do saldo devedor e a retenção da margem do servidor. O não fornecimento do contrato de empréstimo, cobranças indevidas e juros abusivos que ultrapassam 4,5% ao mês, no caso do cartão de crédito consignado, também são motivos frequentes de reclamação.
Dados do órgão mostram que de dezembro de 2011 a março deste ano, 85,89% dos atendimentos (8.040) estavam relacionados à consignação. No mesmo período, do total de reclamações (2.687), 51,77% foram referentes a assuntos financeiros ligados ao empréstimo consignado.
“A medida tem por objetivo fazer com que as empresas entreguem o contrato dos empréstimos e, quando solicitada, que libere a margem do servidor em até dois dias úteis, conforme manda a lei. Queremos que elas resolvam as solicitações do consumidor”, afirma a superintendente Darlene Araújo.
Confira dicas do Procon para a realização de empréstimos consignados
- Não assine contrato em branco. Confira principalmente valores, parcelas e datas
- Exija sua via do contrato
- Assegure-se de que a senha fornecida por você à instituição financeira seja utilizada apenas da maneira solicitada (simulação, contratação, etc).
- Evite a contratação de empréstimo consignado com intermediários. Procure as instituições bancárias, evitando, assim, que suas informações sejam repassadas a terceiros
- As taxas de juros de diversos bancos estão disponibilizadas no site da Segplan
- No site da Segplan também está disponível um simulador de empréstimo com prestações fixas
- Ao renegociar seu contratado (portabilidade/compra de dívida) observe as parcelas que, por ventura, poderão ser reembolsadas
- Caso algum valor de empréstimo consignado seja depositado em sua conta, sem que tenha sido solicitado, procure somente a instituição bancária que conste como depositante em seu extrato bancário, para sua devolução

Nenhum comentário:

Postar um comentário