MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 8 de abril de 2012

Jovens doam 1.600 ovos de Páscoa em abrigos de Teresópolis


Além de 5 mortos, temporal deixou quase mil pessoas desalojadas.
'É bom saber que ainda existe gente solidária', disse jardineiro.

Tássia Thum Do G1 RJ

Jovens distribuíram ovos de Páscoa em abrigos de Teresópolis (Foto: Tássia Thum / G1)Jovens distribuíram ovos de Páscoa em abrigos de Teresópolis (Foto: Tássia Thum / G1)
A solidariedade de um grupo de jovens fez com que as crianças atingidas pela enchente que afetou Teresópolis, na Região Serrana do Rio, trocassem as lágrimas por sorrisos. Neste domingo de Páscoa (8), elas receberam doações de ovos de chocolate e de caixas de bombons.
O temporal deixou cinco pessoas mortas e quase mil desalojadas.
Integrantes do grupo jovem de uma igreja católica arrecadaram 1.600 ovos. “Percorremos o comércio em geral, fizemos rifas, pedimos dinheiro durante as missas e até fizemos um comercial em uma TV comunitária. Vamos repetir essa mesma iniciativa no Dia das Crianças”, contou a secretária Luciana Generoso Figueiredo.
O grupo distribuiu chocolates nas comunidades e nos abrigos montados em creches e escolas dos bairros Pimentel, Perpétuo, Rosário e Morro do Tiro.
O jardineiro Júlio César Silva se emocionou com o chocolate que seu filho de 4 anos ganhou. “É muito bom saber que ainda existem pessoas solidárias, que pensam nas outras”, disse ele.
Desde sexta-feira (6), quando ocorreu a forte chuva, Júlio César está morando com outros seis parentes em uma escola no Rosário. Ele explica que sua casa foi interditada pela Defesa Civil, após um deslizamento de terra atingir a casa vizinha. “Minha casa está na beirada. Acho que pode cair com qualquer chuva. Estou preocupado porque tenho dois filhos, de 2 e 4 anos”, contou o jardineiro.
Dez mil em áreas de riscoDois dias após o temporal, o prefeito da cidade, Arlei de Oliveira Rosa, afirmou, em entrevista à Globo News neste domingo, que o município possui mais de 10 mil casas em áreas de risco. Segundo ele, há um projeto para realocar essas famílias.
“Ontem o Ícaro (Ícaro Moreno Júnior, presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado) rodou essas áreas comigo, a gente vai fazer um projeto para tentar realocar essas famílias. São construções irregulares, feitas de 20 anos para cá, então são mais de 10 mil famílias, 10 mil casas, é um projeto muito grande, mas o governo do estado já se comprometeu em ajudar a resolver. Foram feitas muitas obras em lugares irregulares, os outros governos não fiscalizaram isso, a gente agora esta fiscalizando”, explicou o prefeito.
Arlei assumiu a prefeitura em agosto de 2011, após a cassação do mandato do prefeito Jorge Mário Sedlaceck (sem partido) e da morte do vice Roberto Pinto.
Sem luz
Quatro bairros de Teresópolis continuam sem luz neste domingo. De acordo com a concessionária de energia Ampla, o fornecimento de energia foi prejudicado nessas localidades devido à queda de árvores e barreiras na rede elétrica.
A luz em alguns pontos dos bairros Perpétuo, Santa Cecília, Meudom e Canoas só será normalizada, segundo a distribuidora, depois da liberação da Defesa Civil. A concessionária está com as equipes reforçadas no local, até que o fornecimento de energia seja restabelecido.
Sol e lamaCom o sol que apareceu na cidade nesta manhã, a população continua retirando a lama das casas e contabilizando os prejuízos após a enxurrada. De acordo com um boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, até as 18h de sábado (7), 994 pessoas permaneciam desalojadas.
Foram interditadas 160 casas. A Defesa Civil trabalha em estado de atenção e mantém equipes nas ruas fazendo o trabalho de avaliação de danos e vistorias. O temporal provocou 20 deslizamentos de terra só no município de Teresópolis. Além dos cinco mortos, que já foram identificados pelo Instituto Médico Legal (IML), 15 pessoas ficaram feridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário