MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Justiça prorroga prazo para que sem-terra deixem rodovia em MS


Cerca de 300 famílias vivem há quatro anos às margens da BR-163.
Incra diz que está impedido de adquirir terras para assentar famílias.

Do G1 MS

A Justiça prorrogou por 30 dias o prazo para que os sem-terra acampados às margens da BR-163, em Itaquiraí, a 402 km de Campo Grande, deixem o local. Cerca de 300 famílias vivem há quatro anos na área.
O prazo havia se esgotado esta semana, mas uma liminar da Justiça Federal obtida na comarca de Naviraí permitiu a prorrogação do prazo. "Para a gente sair daqui, o Incra tinha de arrumar uma área, porque não tem mesmo para onde ir. O prazo deu mais um fôlego para a gente", afirma o coordenador regional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), José Oliveira.
A rodovia BR-163 liga Mato Grosso do Sul ao Paraná e possui elevado tráfego de veículos. a procuradoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) solicitou à Justiça que os brasiguaios saiam da faixa de domínio.  "O Dnit vem notificando esses acampamentos. Acrescentaram quebra-molas sem sinalização, e isso trouxe acidentes", explica o superintendente interino do órgão, Antônio Carlos Nogueira.
O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Celso Cestari, esteve no local na última quarta-feira (25) e se reuniu com lideranças locais do MST. Segundo ele, o órgão não tem como assentar as famílias, pois desde 2010 está impedido judicialmente de comprar e desapropiar terras em Mato Grosso do Sul devido a denúncias de irregularidades no programa de reforma agrária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário