MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Mais antigo do RS, CTG 35 faz 64 anos com mulher na liderança


Policial militar Márcia Cristina Borges da Silva foi eleita patrona em 2011.
Centro de Tradições Gaúchas criado por estudantes é o mais antigo do RS.

Roberta Salinet Da RBS TV

Márcia Cristina CTG 35 (Foto: Roberta Salinet/RBS TV)Márcia Cristina é a primeira mulher a comandar o CTG 35, de Porto Alegre (Foto: Roberta Salinet/RBS TV)
O Centro de Tradições Gaúchas 35, o mais antigo dos CTGs do Rio Grande do Sul, completa 64 anos nesta terça-feira (24). As comemorações, no entanto, não são somente em torno do aniversário da entidade. Pela primeira vez na história, uma mulher está no comando: Marcia Cristina Borges da Silva foi eleita em dezembro de 2011 a presidente da agremiação fundada em 1948 e até então liderado apenas por homens.
A policial militar o CTG desde os cinco anos incentivada pelos pais Glauecir e Marlene. O currículo da tradicionalista é longo. Marcia dançou em várias envernadas, foi Primeira Prenda mais de uma vez, até que em 2011 decidiu concorrer à eleição pelo posto. É uma festa diferente e emocionante para mim, que comemoro esse aniversário desde pequena". Esse ano tudo tem um toque diferente. Mulher é mais detalhista com a decoração, com a recepção. Estou muito feliz", vibra a patrona.

As festas começaram cedo nesta edição, já no domingo (22) com a tradiconal Bailanta de Domingo. Aliás, tradição no local é o que não falta. Das danças ao vestuário, o CTG 35 foi criado em 1948 por oito jovens que estudavam no Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Vindos do interior do estado, queriam reproduzir na capital o jeito campeiro de viver. De maneira organizada relembraram hábitos, causos e a vida simples que levavam. Era a semente do amor pelas tradições do campo, que semearia também em CTGs espalhados por outros estados e países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário