MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Manaus tem as piores calçadas do país, aponta estudo


Avenidas Mário Ipiranga e Djalma Batista estão entre as vias analisadas.
O levantamento foi realizado pelo portal Mobilize em 12 capitais brasileiras.

Do G1 AM
Avenida Eduardo Ribeiro, Centro de Manaus (Foto: AVG/Rede Amazônica)Avenida Eduardo Ribeiro, Centro de Manaus (Foto: AVG/Rede Amazônica)
As calçadas públicas de seis das principais avenidas de Manaus estão entre as piores do país para o trânsito de pedestres, segundo um levantamento elaborado pelo portal Mobilize Brasil, realizado entre os meses de fevereiro e abril de 2012. Fortaleza teve a maior média entre as capitais avaliadas (7,6). O Rio de Janeiro aparece em penúltimo lugar (4,5).

De acordo com o portal Bobilize, a capital do Amazonas ficou com a pior média (3,6). O levantamento analisou a situação das calçadas nas Avenidas Mário Ipiranga (Antiga Recife) e Djalma Batista, ambas na Zona Centro-Sul, além da Eduardo Ribeiro, Manaus Moderna, 7 de Setembro e Rui Barroso, todas no Centro da cidade.

Para a avaliação, a pesquisa analisou oito critérios, sendo eles irregularidade no piso, existência de de graus ou de outros obstáculos que dificultam a circulação dos pedestres, largura mínima de 1,20 m, presença de rampas acessíveis, iluminação, sinalização e paisagismo. Para cada item foram atribuídas notas de zero a dez.

A Mário Ipiraba, antiga Recife, apresentou a pior situação com 1,88 de média, enquanto a Rui Barroso pontuou em 5,88, a melhor pontuação na capital. A Eduardo Ribeiro ficou com 2,25; Manaus Moderna com 2,88;  a 7 de Setembro pontuou em 3,38; e a Avenida Djalma Batista, em 5,38.
As vias escolhidas para a avaliação, segundo o portal Mobilize, foram escolhidas com base no número de circulação de pedestres. Todas elas têm idade superior a 50 anos e já passaram por processos de renovação de infraestrutura.
O G1 entrou em contato com o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) para saber o posicionamento do órgão sobre a pesquisa, mas o Instituto ficou de encaminhar a resposta ainda nesta quinta-feira.

Cidades avaliadas
A pesquisa foi realizada nas seguintes capitais: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Salvador, Fortaleza, Natal, Recife, além de Manaus.

A cidade de Belo Horizonte teve o segundo melhor resultado (7,05). Curitiba apreceu em terceiro no ranking (6,83), segruida de Porto Alegre (6,6). Em seguida ficaram São Paulo (6,32), Goiânia (6,13), Brasília (5,98), Natal (5,08), Recife (4,95) e Salvador (4,61).

Nenhum comentário:

Postar um comentário