MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 10 de abril de 2012

Médico de Goiânia explica que carambola pode fazer mal à saúde


Segundo ele, ingestão da fruta pode levar à insuficiência renal aguda.
Diretor de teatro conta que já ficou dez dias internado após beber o suco.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

O médico nefrologista de Goiânia, Mauri Félix, explica que a carambola pode fazer mal à saúde de quem tem problemas renais. Artigos científicos mostram que o primeiro estudo relacionando problemas nos rins com a carambola foi divulgado em 1982.
“O paciente que faz hemodiálise e ingere carambola pode ter soluços, convulsões intratáveis podendo chegar até ao óbito”, explica.

Originária da índia, rica em sais minerais e vitaminas A, C e do complexo B, a carambola sempre foi um fruto apreciado pelo diretor de teatro Danilo de Alencar, mas depois de exagerar no suco da carambola ele foi parar no hospital. Ficou dez dias internado com insuficiência renal aguda.

Segundo ele, o primeiro sintoma que teve foi soluços. Depois, foi acompanhado de sinais de desidratação como boca seca, náuseas e falta de apetite. Assim que procurou um pronto socorro, Danilo passou por vários exames de laboratório que acusaram que os rins dele estavam praticamente parados.
“Quando eu relatei ao médico que eu tinha tomado três litros de suco de carambola ele ficou perplexo. Então foi detectada a causa. A carambola contribuiu muito para que me levasse a ficar internado e chegar a quase óbito” conta o diretor.

De acordo com o médico, há ainda muita desinformação até no meio médico quanto aos riscos da fruta: “Muitos médicos não sabem ainda que a ingestão de carambola pode levar à insuficiência renal aguda. Alguns pacientes têm predisposição a isso e pode desenvolver a doença”.
O diretor de teatro Danilo de Alencar diz que o maior alerta vem da natureza: “Pássaros não bicam a carambola, animal nenhum come a carambola porque eles têm os seus motivos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário