MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Menina britânica desaparecida em Portugal pode estar viva, diz polícia


Madeleine McCann sumiu durante férias da família em 2007.
Scotland Yard pediu nova investigação e projetou como Maddie estaria hoje.

Do G1, com agências internacionais

A polícia britânica afirmou nesta quarta-feira (25) que existe uma "possibilidade" de que Madeleine McCann, a menina desaparecida em 2007 em circunstâncias misteriosas durante as férias da família em Portugal, esteja viva, e pediu às autoridades deste país a reabertura do caso.

"Acreditamos sinceramente que existe uma possibilidade de que ela esteja viva", disse Andy Redwood, da Divisão de Homicídios e Crimes Graves da Scotland Yard.
A polícia britânica divulgou uma projeção de como seria Maddie com 9 anos.
Imagens divulgadas pela Scotland Yard mostram Maddie McCann aos 3 anos (à esquerda) e, em uma projeção feita em computador, como ela estaria atualmente aos 9 (Foto: AFP)Imagens divulgadas pela Scotland Yard mostram Maddie McCann aos 3 anos (à esquerda) e, em uma projeção feita em computador, como ela estaria atualmente aos 9 (Foto: AFP)
A pequena Maddie desapareceu na noite de 3 de maio de 2007, poucos dias antes do aniversário de quatro anos, em seu quarto em um complexo turístico de Praia da Luz, no Algarve, sul de Portugal, onde seus pais a deixaram antes de jantar com um grupo de amigos a poucos metros de distância.
14 meses de investigação
O caso, que gerou imensa atenção da imprensa britânica e internacional, foi investigado durante 14 meses e arquivado sem resultados em Portugal, mas os pais da menina, Gerry e Kate McCann, convencidos de que a filha foi sequestrada, pressionaram para que o governo britânico determinasse à polícia uma revisão dos diferentes elementos da investigação.

O inspetor Redwood afirmou nesta quarta-feira que durante a revisão foram detectadas 195 "oportunidades de investigação", mas não quis revelar detalhes sobre as pistas.
Ele limitou-se apenas a afirmar que algumas eram oculares.

"Há informação realmente nova que estamos desenvolvendo", disse.

Segundo a polícia britânica, os colegas portugueses também desejam uma reabertura do caso, mas a decisão corresponde à justiça do país.
Redwood disse ainda que, numa estimativa conservadora, a equipe de investigação reuniu 40 mil peças de evidências que totalizam cerca de 100 mil páginas de processo.
Os investigadores mostraram o que aparentemente são "lacunas" na linha do tempo estabelecida pelos médicos forenses, indicando existir oportunidades para que Madeleine tenha sido raptada.

A investigação britânica custou cerca de US$ 3,2 milhões até o momento.
Pais encorajados
Os pais de Madeleine jamais abandonaram sua campanha para tentar encontrar a filha mais velha.

Eles ficaram encorajados pela revisão da Scotland Yard, segundo seu porta-voz, Clarence Mitchell.

"Eles tiraram uma grande força de todo este processo. Eles sentem que, finalmente, um procedimento adequado de investigação está para ser aplicado à investigação", afirmou.

"A resposta está em algum ponto de toda essa montanha de informações", declarou ainda.
A polícia britânica afirmou nesta quarta-feira que existe uma "possibilidade" de que Madeleine McCann, a menina desaparecida em 2007 durante as férias em Portugal, esteja viva e pediu às autoridades deste país a reabertura do caso.   "Acreditamos sinceram (Foto: AP)A menina britância Madeleine McCann em foto de 2007 (Foto: AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário