MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Milho se recupera e PR deve colher 31 milhões de toneladas de grãos


Levantamento foi feito pelo Departamento de Economia Rural (Deral).
Serão 290 mil toneladas a mais que a estimativa do Deral em março.

Do G1 PR

Um levantamento divulgado na sexta-feira (27) pela Secretaria de Agricultura apontou que o Paraná deve colher este ano uma produção recorde de milho de segunda safra, que deve chegar a 9,97 milhões de toneladas. O número é 4,2 % a maior que a estimativa anterior, de 9,56 milhões de toneladas.
Com esse aumento, a estimativa é que o estado produza 31,02 milhões de toneladas de grãos de verão e inverno. São 290 mil toneladas a mais do que o previsto em março.
De acordo com o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), se for concretizada, será o maior volume de produção de milho de todos os tempos para esse período do ano.
Ainda segundo o Deral, o clima está favorecendo as culturas da segunda safra e a expectativas é para uma colheita maior do que se previa para o não só para o milho, como também para o feijão.
Em Cascavel, no oeste do Paraná, a área plantada é de 1,908 milhão de hectare, 13 % maior em relação ao ano passado. A chuva que caiu nos últimos dias ajudou na fase de formação dos grãos.
“Se houver qualquer tipo de geada vai pegar em cheio a cultura do milho, mas depois das chuvas registradas ultimamente, a recuperação foi bastante satisfatória”. diz Jovir Esser, economista do Deral. Ela avalia que os produtores do oeste do estado acertaram ao apostar no milho para recuperar os prejuízos do verão.
O agricultor João Nazari semeou a área em três etapas. Se as temperaturas caírem demais, pelo menos uma parte da produção será aproveitada, mas ele não vai conseguir escapar das variações do mercado. O preço da saca começou a baixar. “É uma colheita com preço reduzido e custo de plantio alto. Isso diminui a margem da gente”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário