MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Motos antigas são atração de exposição em São Luís


Mostra reúne 30 motocicletas até 30 de abril, no Rio Anil Shopping.
Peças contam história da popularização das motos a partir da década de 50.

Do G1 MA

Exposição está em cartaz no Rio Anil Shopping até o dia 30 de abril (Foto: Divulgação)Exposição está em cartaz no Rio Anil Shopping até
o dia 30 de abril (Foto: Divulgação)
Inventadas no final do século XIX, as motocicletas foram popularizadas na década de 50 como uma opção barata de transporte para jovens. Sobre duas rodas elas ganharam as ruas em vários modelos para atender todos os estilos e gostos. Essa história está sendo contada na I exposição de Motos Antigas, realizada no Rio Anil Shopping, em São Luís. A mostra fica em cartaz até a próxima segunda-feira (30), na praça de eventos do shopping, e pode ser visitada das 10h às 22h de segunda a sábado, e aos domingos, de meio-dia às 22h.
A mostra reúne cerca de 30 motocicletas, entre antigas e atuais, que foram customizadas pelos seus propietários. As motos expostas integram dois grupos de motociclistas da capital maranhense: os Pássaros da Noite, aficcionados pelas motocicletas atuais, mais potentes, e os Tigres de Bengala, que preferem as mais antigas. “O grupo foi criado em 2010 e toda quinta-feira nos reunimos para passear pela cidade”, conta o administrador Helder da Silva Rodrigues, 55, integrante do Pássaros da Noite.
Raridades
Entre as motos expostas estão exemplares bem conservados das décadas de 40 e 50, com destaque para uma Harley Davidson de 1200 cilindradadas de 1947, com direito a sidecar. A moto pertenceu à Polícia Rodoviária Federal e foi arrematada num leilão na cidade de Recife, em 1980.
  •  
Harley Davidson de 1947 é uma das motos mais antigas da exposição (Foto: Divulgação)Harley Davidson de 1947 é uma das motos mais antigas da exposição (Foto: Divulgação)
Com todas as suas características originais, o veículo vira uma verdadeira aula de história sobre duas rodas. “Naquela época, as motos eram feitas com uma mecânica bem mais simples, e consumiam rios de gasolina”, ri o professor Alberto Arcangeli, proprietário da raridade. Segundo ele, a Harley Davidson em questão faz de 4 a 6 km com um litro de gasolina – uma extravagância no cenário atual, em que alguns modelos chegam a rodar 30km com a mesma quantidade de combustível. “Mas na época em que ela foi feita, o petróleo era muito barato. Daí que não havia essa preocupação com consumo de combustível”, explica Arcangeli.
Cada moto da sua coleção é um xodó particular, que ele mesmo cuida e restaura. O desafio atual é mandar vir da Itália peças originais para uma Guzzi 1950, que também integra a exposição.
Além de passeios de motocicleta pelas ruas de São Luís, a atividade dos motociclistas também tem caráter social, que começa pelo incentivo ao uso dos equipamentos de segurança e da prudência ao pilotar a moto. Em datas comemorativas, como o Natal, o grupo também mobiliza ações de arrecadação de brinquedos e alimentos para insitituições de caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário