MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Movimento chama atenção ao Parkinson nas ruas de Vitória


Pessoas contam como convivem com o problema.
É Dia Internacional do Parkinson.

Do G1 ES

O Dia Internacional do Parkinson é lembrado nesta quarta-feira (11) e um grupo de voluntários da  fez uma ação para conscientizar a sociedade, principalmente, os idosos. Para a associação, o maior problema é quando os familiares isolam as pessoas com a doença.

Quem passou pelo pedágio da Terceira Ponte recebeu um panfleto com informações sobre a doença. "A data não é apenas para lembrar do problema, mas também de esperança, de vontade e de fé. Os médicos e cientistas estão em busca de uma cura para a doença e as associações existem para ajudar na qualidade de vida desses pacientes", ressaltou o presidente da associação, Márcio Gouvea.
O aposentado João Carlos descobriu que tem a doença há 14 anos. "Eu sentia um cansaço muito grande. Até que fui ao neurologista e ele diagnosticou o Mal de Parkinson. O especialista explicou que a doença é degenerativa do cérebro e progressiva", contou João Carlos.
Luziane Demuner, que é aposentada, convive com a doença há 11 anos e atualmente leva um vida tranquila. "O importante é aceitar a doença, pois com isso, conseguimos fazer um tratamento melhor", afirmou a aposentada.
Doença
De acordo com especialistas, o Mal de Parkinson é uma doença que atinge sistema nervoso central e acomete principalmente os idosos. Os primeiros sinais da doença são tremor com o membro em repouso, rigidez muscular, lentidão de movimentos, fala monótona e menos articulada e caligrafia menos legível ou com tamanho diminuído.

O neurologista Renan Domingues explicou que a doença ainda não tem cura, mas tem tratamento. "Além dos medicamentos, há tratamento com fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicólogos. O tratamento medicamentoso e não medicamentoso ajudam muito na qualidade de vida do paciente", explicou o médico.

Serviço
Ações da Associação Capixaba de Parkinson
Palestras

Local: Faculdade Emescam
Datas: 26 de abril, 31 de maio, 28 de junho, 26 de julho, 30 de agosto, 27 de setembro e 31 de outubro
Oficinas de artes
Todas terças e quartas-feira
Horário: 16h30

Endereço da Associação: Rua Espírito Santo 143, sala 103, Carapina - Serra
Telefone: (27) 3311-4043
Associação Capixaba de Parkinson faz ação para conscientizar capixabas sobre a doença (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Associação Capixaba de Parkinson faz ação para conscientizar capixabas sobre a doença (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário