MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Paraíba registra quatro casos de dengue hemorrágica em três meses


Relatório de 2012 aponta ainda 130 casos de dengue clássica.
Há 526 casos suspeitos da doença sendo analisados.

Do G1 PB

Quatro casos de dengue hemorrágica foram confirmados na Paraíba apenas em fevereiro e março de 2012. A informação foi dada pelo boletim da 13ª semana epidemiológica enviado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), que já confirmou 138 casos de dengue este ano, incluindo os casos clássicos da doença, os hemorrágicos e com complicações.
Entre os números divulgados de 2012 estão 904 suspeitas de dengue, das quais 240 foram descartadas e 526, mais da metade dos casos notificados, ainda estão sendo analisadas. No mesmo período de 2011, ocorreram 5.363 suspeitas. Entre os casos suspeitos foram confirmados 130 como dengue clássica, quatro como dengue com complicações (DCC) e quatro como febre hemorrágica da dengue (FHD).
As visitas técnicas continuam sendo feitas pela gerência de Vigilância em Saúde (Gevs) e de Vigilância Ambiental da SES, nos municípios com seus planos de contingência aprovados pelo Ministério da Saúde, que garantiu um adicional de R$1,5 milhão para combater a doença. Um total de 1.159 cidades foram selecionadas em todo o Brasil, permitindo que os municípios recebessem 20% a mais sobre os repasses regulares do Teto de Vigilância e Promoção à Saúde.

Nos dias 11, 12 e 13 deste mês serão visitados os municípios de Caturité, Montadas e Livramento, integrantes da 3ª Gerência Regional de Saúde (GRS). Vários municípios já foram visitados, como Cabedelo, Bayeux, Campina Grande, Santa Rita, Conde e Lucena. Além disso, a SES negociou com as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), das regiões do Sertão e Alto Sertão, os prazos de concessão de férias dos agentes sanitários.

O chefe do Núcleo de Fatores Biológicos da Secretaria de Estado da Saúde, Antônio Neto, explicou a negociação. “Geralmente as prefeituras davam férias a esses profissionais nos primeiros meses do ano, que correspondem justamente ao período em que aumentam as chuvas e a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por isso pedimos que eles adiassem ou antecipassem um pouco o período de férias dos servidores ligados à saúde, em especial os agentes sanitários”.

Com o recurso extra do Ministério da Saúde, a SES decidiu capacitar os profissionais das Gerências Regionais de Saúde, para que façam as visitas nos municípios de suas regiões, com o intuito de acelerar as visitas e acompanhamentos das atividades desenvolvidas nos municípios.
“Vamos capacitar os profissionais das gerências para utilizar o instrumento de avaliação das atividades executadas no plano de contingência para que possamos ter o acompanhamento das ações de todas as cidades até o final do primeiro semestre”, explicou a gerente operacional de Vigilância Ambiental, Djanira Lucena de Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário