MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 14 de abril de 2012

Pela 1ª vez desde 2007, China permite maior valorização do iuan sobre dólar


Banco do Povo da China dobrou a taxa de referência para o câmbio.
Medida vale a partir da próxima segunda-feira (16).

Da Agência Estado

Bancária conta notas de iuan na China em foto de arquivo de 2010. A partir de segunda-feira, governo permite maior oscilação da moeda sobre o dólar (Foto: AP)Bancária conta notas de iuan na China em foto de
arquivo de 2010. A partir de segunda-feira, governo
permite maior oscilação da moeda sobre o dólar
(Foto: AP)
A China permitirá que o iuan seja negociado ante o dólar em uma banda (margem) diária mais ampla a partir da próxima segunda-feira (16), medida para liberalizar ainda mais o regime cambial e tornar a moeda chinesa mais orientada pelo mercado. Na prática, a mudança significa que o governo vai permitir que o iuan oscile em relação ao dólar em margem um pouco maior no comércio diário.
O Banco do Povo da China (PBOC, o banco central do país) afirmou neste sábado (14) que ampliará a banda de negociações do iuan ante o dólar para uma taxa de câmbio de referência diária acima ou abaixo de 1%. Atualmente, a taxa é de 0,5%. A última vez que a autoridade monetária expandiu a banda foi em maio de 2007, a partir da taxa de 0,3%.
O movimento ocorre em um momento no qual a perspectiva imediata para a moeda chinesa parece obscura e as pressões por uma valorização do iuan diminuíram substancialmente depois que dados recentes mostraram que o comércio do país tornou-se mais equilibrado, pondo fim a uma era notável de constantes e enormes superávits comerciais.
O desempenho do iuan se tornou de fato significativamente mais volátil nos últimos meses, sofrendo ondas de vendas pesadas e atingindo em várias ocasiões o limite da banda em razão de preocupações sobre um pouso forçado para a economia chinesa.
O iuan se desvalorizou 0,14% ante o dólar até agora neste ano e acumulou ganho de 8,3% desde que Pequim abandonou efetivamente o regime de câmbio fixo em relação ao dólar, em junho de 2010. A moeda chinesa foi negociada em torno de 6,3030 ienes por dólar na sexta-feira.
Em um comunicado em sua página na Internet, o PBOC disse que garantirá a flutuação normal da taxa de câmbio do iuan e manterá a estabilidade básica da moeda chinesa em um nível razoável e equilibrado. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário