MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Pesquisa aponta que cliente paga por gelo na compra de peixe congelado


Ipem colheu 13 amostras em diferentes estabelecimentos de Curitiba.
Em um quilo do produto, deve haver 985 gramas de peixe.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Curitiba

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) em Curitiba mostrou que o consumidor pode levar mais gelo do que peixe, quando compra o produto congelado.

Conforme regulamentação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em um quilo de peixe pode haver no máximo 15 gramas de gelo. Entretanto, nas 13 amostras colhidas, em diferentes estabelecimentos, pelos fiscais, foram encontrados quase 200 quilogramas de água congelada.
As amostras são de uma empresa de Santa Catarina que será autuada pelo Ipem. Ela tem dez dias para justificar o excesso de gelo no produto. Após este período, o Instituto analisa o processo e determina a penalidade que pode ser uma advertência ou uma multa de até R$ 1.500.000,00.
O empresário Paulo Lopes de Castro percebeu esta diferença quando chegou em casa. “Quando eu descongelei, ela pesou 569 gramas. Eu acho isso um desrespeito com o consumidor”, contou.

As reclamações sobre diferenças no peso dos produtos podem ser feitas nas unidades do Procon. É preciso levar a nota fiscal e a embalagem do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário