MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 1 de abril de 2012

Plantio do milho safrinha no PR deve ser 13% maior que na safra anterior


Agricultores querem compensar perdas com soja na última safra.
O Paraná é um dos principais estados produtores nessa época.

Do Globo Rural

No Paraná, apenas 5% da área de milho safrinha ainda não foi semeada, que deve ocupar 1,908 milhão de hectares, 13% a mais do que na safra anterior.
Este ano, os agricultores estão apostando mais no milho safrinha para compensar as perdas que tiveram com a soja na última safra por causa da seca.
Na região de Maringá, o tempo por enquanto está ajudando. Choveu nos últimos dias, a terra ainda está úmida e, claro, é assim que os produtores esperam que fique daqui pra frente.
O produtor André França de Guaraçu terminou o plantio nesta última semana, já fora do prazo do zoneamento agrícola, que se encerrou no dia 20 de março. Quem semeia fora do prazo não tem direito a financiamento, nem pode fazer o seguro da lavoura.
Apesar disso, na Cooperativa de Maringá, ainda tem agricultor buscando sementes, caso de Antonio Souza Gomes. Ele está plantando 400 hectares de milho e faltou semente para 10% da área. “Eu acabei de adquirir o resto de sementes que faltava, agora vou voltar pra roça e concluir o plantio”, afirma.
Para o superintendente de negócios da Cocamar, o preço atual do milho é lucrativo. “O produtor está animado, ele entendeu que este preço remunera a atividade dele, e ele rinha inclusive expectativa até de aumentar a área de plantio. Ocorre que a seca que afetou a soja, também passa a afetar o inicio do plantio de milho, então o milho vem sofrendo uma condição climática adversa. Essa condição climática também que faz com que coloque em risco do potencial produtivo da próxima safra e acaba sendo refletido nos preços”, declara José Cícero Adelardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário