MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 27 de abril de 2012

População participa de auditorias em postos de saúde de Marília, SP


Voluntários são treinados pelo projeto Caravana da Cidadania.
Objetivo é apontar os problemas e buscar soluções junto ao poder público.

Do G1 Bauru e Marília

Um projeto em Marília (SP) quer envolver a população na busca por melhorias no atendimento público de saúde. A Caravana da Cidadania está treinando pessoas comuns a se tornarem auditores dos postos de saúde e cobrar de forma mais efetiva uma solução da prefeitura.
A iniciativa já foi realizada em um dos postos da cidade. Durante uma hora, os funcionários do posto de saúde do Jardim Renata, na zona norte da responderam a um questionário com mais de 10 perguntas. Os auditores voluntários avaliaram a estrutura do prédio, as condições de atendimento e identificaram alguns problemas como a falta de mão de obra.
O posto que foi inaugurado há 2 anos e só conta com médico três vezes por semana para uma demanda de cerca de 270 pacientes por mês, segundo os funcionários. Quem chega em busca de socorro imediato nem sempre consegue atendimento. Os funcionários da unidade também reclamaram do esgoto.
A sujeira invade a unidade pelos ralos e pias em dias de chuva. Para identificar esses problemas e cobrar do poder público soluções é que surgiu a Caravana da Cidadania, uma iniciativa do Instituto de Fiscalização e Controle, do Ministério Público Federal e da Matra, uma ONG Não Governamental de Marília.
Para realizar esse trabalho, o grupo formado por moradores da cidade fez um curso. Os participantes aprenderam, de forma simplificada, o que deve ser observado numa auditoria e com a ajuda desse formulário foram anotando todas as irregularidades encontradas nos postos de saúde.
Dezesseis voluntários devem visitar quatro postos de saúde. A avaliação deverá ser entregue ao prefeito Ticiano Tófolli para que o executivo promova melhorias nas unidades. O procurador da Justiça, Jefferson Aparecido Dias disse que a ideia é estender essa auditoria a outros setores da cidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário