MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 24 de abril de 2012

Produtores de soja esperam que preço compense as perdas


Chega ao fim a colheita da soja na Bahia.
Irregularidade das chuvas comprometeu as lavouras.

Do Globo Rural
Faltam poucas lavouras de soja a serem colhidas no oeste da Bahia. A área total da região representa 98% do que é plantado no estado, que este ano foi de mais de um milhão de hectares, 6% a mais que no ano passado.

O agricultor de Luis Eduardo Magalhães, Charles Walauer, mostra os efeitos da estiagem na vagem da soja. Algumas ficaram secas, sem nenhum grão dentro. “Aqui não faltou tanta chuva, nós tivemos 17, 20 dias de sol, mesmo assim não teve um enchimento de grão tão perfeito e menos ponteiro. Por ter tido chuvas esporádicas, chuvas de pancadas. Alguns lugares da fazenda com chuva e outros não”.

O agricultor plantou 2.400 hectares de soja este ano, 200 a mais que no ano passado. Em 2011, a produtividade média foi de 66 sacas por hectare. Este ano não deve passar de 58 sacas.

Apesar das perdas já constatadas nas lavouras do oeste da Bahia, os agricultores acreditam na possibilidade de compensar os prejuízos com o preço da saca da soja, que está vantajoso. “Nós estamos com um preço melhor em torno de 10% a 15% em relação ao ano passado”, diz Charles.
O preço da soja voltou a bater recorde, ontem, no Paraná. Em Ponta Grossa, na região centro-sul, também conhecida como campos gerais, o repórter Hélio Almeida foi saber mais sobre os motivos desta alta. Veja o vídeo com a entrevista de Gilmar Oliveira, operador de mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário