MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Professora atira tamanco e Justiça do Rio condena colégio a indenizar aluna


Jovem se assustou e deverá ser indenizada por danos morais em R$ 5 mil.
'Tal método de ensino é altamente questionável', declara desembargador.

Do G1 RJ

A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio condenou o Colégio e Curso Intellectus a pagar indenização de R$ 5 mil, por danos morais, a uma aluna do ensino fundamental. A jovem levou um susto quando uma professora, durante a aula, atirou seu tamanco na direção dos alunos. Segundo o TJ informou na nesta quarta-feira (11), os desembargadores entenderam que o comportamento da professora foi incompatível com o ofício de ensinar.
O advogado Rodrigo do Nascimento Lemgruber, que representa o colégio, se declarou surpreso com a decisão, uma vez que, na primeira instância, o colégio foi absolvido com parecer favorável do Ministério Público. Ele disse que aguarda ter acesso ao teor da decisão dos desembargadores para estudar a possibildade de elaborar um recurso especial ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Segundo a defesa do colégio, a professora apenas tentava manter a turma em ordem, e não teve a intenção de agredir ou constranger qualquer aluno. Ela teria apenas proposto uma brincadeira.
Em decisão unânime, os desembargadores entenderam que houve falha na prestação do serviço, e que a atitude da professora poderia estimular os alunos a um comportamento violento, não admitido pela sociedade.
“Parece-me que tal método de ensino é altamente questionável em se tratando de crianças entre 10 e 11 anos de idade, pois o resultado será uma verdadeira algazarra, uma extensão do recreio, sem qualquer proveito educacional. Ou então, em caso de crianças introvertidas, terá o efeito inverso, de desestimular a participação em sala de aula”, disse o desembargador relator Luciano Rinaldi na decisão.
O magistrado também lembrou da importância dos educadores e das dificuldades impostas aos profissionais da área, mas ressaltou que o bom professor é aquele que consegue a atenção dos alunos transformando as aulas numa experiência educacional prazerosa.
A professora teve seu contrato de trabalho rescindido pelo colégio, segundo o Tribunal de Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário