MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Propostas para requalificação do Pelourinho são expostas em galeria


Projetos participaram de concurso promovido pelo governo do estado.
Ideia vencedora foi elaborada pelo escritório de Arthur de Mattos Casas.

Do G1 BA

O público baiano pode conferir os 33 projetos inscritos no "Concurso nacional de ideias" para a requalificação dos largos Quincas Berro D´Água, Tereza Batista e Pedro Arcanjo, no Pelourinho, localizado no Centro Histórico de Salvador.
A exposição ocorre no Espaço Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, entre os dias 3 e 30 de abril, das 10h às 18h. Aos sábados e domingos, o funcionamento do espaço acontece entre 13h e17h.
No local, os visitantes podem conhecer a proposta vencedora do edital, assinada pelo escritório do arquiteto paulistano Arthur de Mattos Casas, que apostou nesses espaços públicos como centrS de cultura e lazer. O anúncio foi realizado no dia 29 de março deste ano, na ocasião do aniversário da cidade. Ainda não há previsão para início das obras, que está em fase executiva, mas há perspectiva de que a requalificação esteja concluída até 2014.
O projeto vencedor propõe conceitos diferenciados para os três largos: o Pedro Arcanjo terá um deck para sediar um anfiteatro, um camarim, um mirante e um cinema a céu aberto. No largo Tereza Batista, um palco suspenso será ambiente de projetos de inclusão social, como feiras de artesanato e culinária, além de shows. Já no Quincas Berro  D´Água, a ideia é reconstruir área verde para atividades de lazer e entretenimento, com parques, passeios públicos, teatros de rua e rodas de capoeira. O conjunto de largos recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
O concurso foi promovido pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura (Secult) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil – seção Bahia (IAB-BA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário