MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 3 de abril de 2012

Taxa de aprovação preocupa autoescolas em Uberaba


Na cidade, o índice de aprovação varia entre 40% e 50%.
Em Minas Gerais, a média de aprovação é de 30%.

Do G1 Triângulo Mineiro

Aprovação em Uberaba varia entre 40% e 50% (Foto: Reprodução/TV Integração)Aprovação em Uberaba varia entre 40% e 50%
(Foto: Reprodução/TV Integração)
A taxa de aprovação nas autoescolas se transformou em preocupação tanto para os alunos que querem conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), quanto para os empresários que precisam alcançar uma taxa de aprovação de 60% exigida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mostram que em Minas Gerais a média de aprovação é de 30%. Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o índice de aprovação varia entre 40% e 50%.
A aprovação depende principalmente do preparo do aluno. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), exige que sejam cumpridas no mínimo 20h de aulas. O que, segundo o delegado regional de Uberaba, Francisco Gouvêa, nem sempre é o suficiente. “A decisão é sempre do candidato. Acho que o ideal seria a pessoa só prestar o exame quando fosse liberada pela autoescola e que ela tenha a certeza que ele está preparado para isso”, comentou o secretário.
O estudante Pedro Otávio está na última aula prática de direção e se prepara para realizar o teste para conseguir a carteira de habilitação, na próxima semana. Esta é a primeira experiência dele, mas o nervosismo, segundo o estudante, já tomou conta. “Eu nunca tinha pegado em um carro antes e tudo é novidade. Como eu aprendi do jeito certo acho que vai ser mais fácil”, afirmou Pedro.
Para o instrutor, André Lopes Navarro, o momento da prova exige atenção dos estudantes. “O trânsito em si já dá nervosismo sem ser prova, então nas aulas temos que lidar como se fosse pra valer mesmo”, disse.
Desde 2011, o Contran exige a aprovação de, pelo menos, 60% dos alunos nos testes. Dados do Detran mostram que em Minas Gerais, no ano passado, nenhuma autoescola atingiu a meta. A média de aprovação foi de 30% no estado. Em Uberaba, o índice varia de 40% a 50%.
Segundo as regras do Contran, a avaliação deveria ocorrer a cada três meses. Ao final do trimestre, se a autoescola não atingisse o índice, deveria apresentar projeto junto ao Detran para solucionar o problema. Se o baixo índice persistisse por mais um trimestre, diretor e instrutor da instituição passariam por reciclagem. E ao final de um ano sem melhoras, a autoescola perderia a licença para funcionar.
Segundo o empresário Marcelo Aparecido de Lima, proprietário de uma autoescola, esse tipo de situação nunca ocorreu. “Essa resolução é de agosto de 2010 e até agora isso ainda não foi cobrado. O sistema eletrônico de consulta de índice do Detran é apenas um exame teórico, ainda não se computa no exame prático”, afirmou.
Para a meta ser cumprida, o empresário defende outras mudanças no sistema. “É muito válida uma exigência de índice de aprovação, até pra melhorar a qualidade do serviço. Porém, deveria ter um respaldo legal para que as autoescolas possam segurar aquele aluno que não está preparado”, conclui Marcelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário