MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Via-Sacra deverá reunir 400 mil pessoas no Anjo da Guarda


O espetáculo é encenado há 31 anos na capital maranhense.
Mais de 1.000 pessoas trabalham na organização do evento.

Igor Almeida Do G1 MA

Via-Sacra é encenada há 31 anos no Anjo da Guarda (Foto: Biné Morais/O Estado)Via-Sacra é encenada há 31 anos em São Luís
(Foto: Biné Morais/O Estado)
Há 31 anos, o espetáculo da Via-Sacra movimenta o bairro Anjo da Guarda, em São Luís. Neste ano, a história, considerada um das maiores encenações ao livre da Paixão de Cristo, apresentadas no Brasil, contará com várias novidades, entre elas, a volta da cena da "Tentação de Jesus", além de palcos giratórios e homenagens aos 400 anos de São Luís e ao teatro maranhense.
Orçado em mais de R$ 700 mil, o espetáculo tem cerca de 1.100 pessoas diretamente envolvidas no evento, entre elenco, produção, apoio e equipe técnica. Só no elenco da Via-Sacra 2012, mais de 700 pessoas estarão atuando: 300 caracterizadas de povo, 200 soldados, mais 200 crianças que formam o balé de anjos, 72 bailarinos e outros 55 no elenco principal, além do elenco de apoio.
Atores são da própria comunidade (Foto: Biné Morais/O Estado)Atores são da própria comunidade
(Foto: Biné Morais/O Estado)
Comunidade na arte
O bairro do Anjo da Guarda é transformado em um grande cenário, integrando público e a encenação do espetáculo. São esperadas 400 mil pessoas nos dois dias de apresentação, hoje (5) e amanhã (6). A obra popular é construída com o envolvimento direto da comunidade. A dedicação está presente até mesmo na confecção das roupas usadas pelos atores. A costureira Juracy da Silva, de 74 anos, trabalha na confecção do figurino e acessórios há 28 anos. Ela revelou que chegou até a Via Sacra por intermédio do filho, que é um dos diretores da peça e hoje, se sente feliz, por ter outros três filhos, uma nora e três netos integrando o espetáculo.
Inovações
A apresentação foi distribuída ao longo de 2 km, iniciando na Praça Recanto da Paixão e encerrando na Praça da Ressurreição. Para este ano, a organização guarda algumas surpresas, como a inclusão da cena da ‘dança de Salomé’ no cortejo. Além disso, algumas cenas teatrais dos grupos maranhenses Laborarte, encenando ‘O Cavaleiro do Destino’, de Tácito Borralho; o Mutirão com ‘Tempo de Espera’, de Aldo Leite e o Grita com ‘I Juca Pirama’, de Gonçalves Dias, em alusão aos 400 anos de São Luís, contarão a história a partir de uma nova perspectiva.
A entrada para os dois dias do espetáculo é totalmente gratuita. A Paixão de Cristo, no Anjo da Guarda, será apresentada a partir das 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário