MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Volvo comemora 85 anos de história

Primeiro modelo, o ÖV4, fez percurso de quando saiu da fábrica em 1927.
Marca sueca começou com a venda de 300 carros e passou a exportar.

Do G1, em São Paulo

O primeiro carro produzido em massa pela Volvo saiu da linha de produção na fábrica Lundby, em Gotemburgo, em 14 de abril de 1927. Agora, 85 anos mais tarde, o Grupo Volvo é um dos maiores fabricantes mundiais de veículos comerciais e a Volvo Car Corporation vende quase 500 mil carros por ano.
Gerente de vendas Hilmer Johansson levou o primeiro modelo, ÖV4, através dos portões da fábrica em 1927 (Foto: Divulgação)Gerente de vendas Hilmer Johansson levou o primeiro modelo, ÖV4, através dos portões da fábrica em 1927 (Foto: Divulgação)
Naquela data, o gerente de vendas Hilmer Johansson levou o primeiro modelo, ÖV4, através dos portões da fábrica. Agora, 85 anos depois, o mesmo modelo passou por exatamente os mesmos portões para comemorar o aniversário da Volvo. Stefan Jacoby, presidente e CEO da Volvo Car Corporation, e Olof Persson, Presidente e CEO do Grupo Volvo, dirigiram o carro.
"É um carro fantástico, mas é fácil ver como muita coisa mudou nos últimos 85 anos", diz Stefan Jacoby, que recentemente estreou o novo V40 no Salão Automóvel de Genebra.
O Grupo Volvo e a Volvo Car Corporation são duas empresas com uma longa história em comum. No entanto, o que era naquele tempo uma empresa começou como um projeto muito promissor, porque os fundadores da Volvo Assar Gabrielsson e Gustaf Larson não tinha nenhuma experiência direta com carros ou com a indústria automobilística.
85 anos depois, o ÖV4 passou por exatamente os mesmos portões para comemorar o aniversário da Volvo (Foto: Divulgação)85 anos depois, o ÖV4 passou por exatamente os mesmos portões para comemorar o aniversário da Volvo (Foto: Divulgação)
Durante seu primeiro ano de produção, a Volvo vendeu apenas 300 carros. No entanto, no ano seguinte, o negócio realmente começou a decolar, quando a empresa também começou a fabricação de caminhões e ônibus. Mesmo naquela época, a Volvo percebeu que a chave do sucesso estava em exportações.
"Nossas raízes são ainda muito importante para nós. Cerca de 30 mil dos 120 mil funcionários do Grupo Volvo trabalham na Suécia, mas 95% dos nossos produtos são vendidos fora do país", diz Olof Persson, em nota. Já na Volvo Car Corporation são empregados 14,5 mil funcionários na Suécia, de um total mundial de 21,5 mil. Cerca de 87% de todas as vendas da Volvo Car Corporation foram feitas fora da Suécia.
Em 1999, o Grupo Volvo vendeu seu negócio de carro. Desde então, as duas empresas continuaram a crescer em diferentes direções. A Volvo Car Corporation está agora no segmento premium e no ano passado vendeu cerca de 450 mil veículos em 120 países, com os Estados Unidos como seu maior mercado. O Grupo Volvo produz caminhões sob as marcas Volvo, Renault Trucks, Mack e UD, juntamente com os ônibus, equipamentos de construção, sistemas de acionamento para aplicações marítimas e industriais e componentes para motores de aeronaves.
Volvo V40 estria em Genebra, mas será fabricado a partir de maio  (Foto: Denis Balibouse/Reuters)Volvo V40 é o modelo mais novo da marca e estreou em Genebra, em março (Foto: Denis Balibouse/Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário