MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Vulnerabilidade social é dificuldade no combate à tuberculose, em Manaus


80% dos pacientes com tuberculose são usuários de drogas ou alcoólatras.
150 novos casos da doença são diagnosticados mensalmente na capital.

Girlene Medeiros Do G1 AM

Os testes serão realizados por dez meses (Foto: Reprodução TV Amazonas)Novo método de identificação da doença passa por
teste em Manaus. (Foto:Reprodução/TV Amazonas)
A vulnerabilidade social é a principal dificuldade do setor de saúde pública de Manaus para reduzir a incidência de tuberculose na capital. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apontam que 80% dos pacientes com a patologia são usuários de drogas ou alcoólatras e os números de abandono do tratamento da doença ainda é alto.

Segundo o coordenador de ações de combate à tuberculose da Semsa, Jair Pinheiro, a secretaria prevê realizar uma parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) para reduzir o número de interrupções no tratamento.

"A maioria dos pacientes não tem sequer fonte de renda e não tem condições de continuar com o tratamento. Vamos tentar instituir de forma oficial a integração do serviço de saúde com o de assistência social para driblar esse impedimento", afirmou ao G1.

O tratamento dura seis meses e o paciente precisa pegar mais medicamentos mensalmente. A Semsa busca atualmente seguir a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), em que o paciente deve ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) para tomar os remédios três vezes por semana.

"É muita informação para o paciente. Às vezes, ele está no primeiro mês de tratamento e ainda nem absorveu que está com tuberculose. Por ser uma doença transmissível, a pessoa que adoece tende a se excluir e se reprimir", disse. Semana passada a secretaria de saúde realizou um diagnóstico preliminar de incidência de tuberculose nas cinco unidades prisionais da cidade. "Fizemos, por enquanto, algumas perguntas e 600 presos vão passar por exame", explicou o coordenador.

O número de 150 novos casos, por mês, é mantido na capital. O novo método de identificação da doença está disponível desde março, em Manaus o na cidade do Rio de Janeiro. O exame GENEXPERT é indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e já usado em países, como a África do Sul.

Segundo a coordenação o exame está em fase de teste e, em outubro, o método será interrompido para avaliação dos resultados pelo Ministério da Saude. Em maio, o exame deve estar disponível também na Fundação de Medicina Tropical (FMT).

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a Região Norte teve um aumento no número de casos de tuberculose do ano passado para 2012 mas o Amazonas e o Pará lideram a lista de incidências na região. O Amazonas registrou 2.216 casos em 2011.

Dia Municipal de Combate à Tuberculose 
Manaus ganhou um dia exclusivo para ações de combate à tuberculose. O dia 24 de março foi instituído no Diário Oficial do Município (DOM), desta segunda-feira (16), como Dia Municipal de Combate à Tuberculose e coincide com o Dia Mundial que tem o mesmo propósito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário