MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 6 de maio de 2012

Adubo verde reduz custos de lavoura e ajuda a recuperar solo degradado


Em Mato Grosso do Sul, sítio se dedica à produção de sementes.
Plantas têm características de ampliar incorporação de nutrientes ao solo.

Do G1 MS

A técnica de adubo verde ajuda a melhorar a qualidade do solo e proteger a terra contra a erosão e as altas temperaturas. Ecologicamente corretos e mais econômicos, os adubos verdes estão cada vez mais presentes nas lavouras e se tornaram grandes aliados, principalmente na agricultura familiar.
Em um sítio em Bandeirantes, a 66 km de Campo Grande, fica o berço da produção de sementes de adubo verde, uma prática agrícola que deixa de lado os investimentos em agrotóxicos e insumos. Na unidade demostrativa, existem dezenas de pequenos espaços com 12 espécies de leguminosas que possuem características de ampliar a incorporação de nutrientes na terra.
O projeto de sementes é desenvolvido em Mato Grosso do Sul desde 2008. Atualmente, pequenos agricultores de 15 municípios do estado usam os produtos originários de Bandeirantes.
As plantas são usadas como base nas terras degradadas. É o caso da crotalária. Além do alto poder de fixação dos nutrientes no solo, é uma grande destruidora de nematoides. As raízes chegam a quase 10 metros de profundidade. Depois da roçada, a matéria orgânica em decomposição ajuda a nutrir o solo. É uma forma de melhorar a adubação e reduzir custos. Os resultados da adubação verde não são vistos de um, ano para o outro, mas às vezes surpreendem.
O sistema vem sendo empregado por produtores de hortas. Aos poucos, os agricultores começam a ver os benefícios da adubação verde. "A adubação verde não é uma coisa que você faz uma vez na vida, apenas. É durante todos os ciclos possíveis. Normalmente, se faz mais no período de verão, de outubro a janeiro, pela quantidade de água e pelos dias mais longos", diz Valter Loeschner, responsável pelo banco de sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário