MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Amazonas é escolhido como referência em transplante de fígado


Estado será referência em transplante na região da Amazônia Ocidental.
Hospitais João Lúcio e 28 de Agosto serão as unidades de referência.

Do G1 AM
Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto (Foto: Divulgação/Agecom)Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto será uma
das unidades referência (Foto: Divulgação/Agecom)
O Ministério da Saúde escolheu o estado do Amazonas para ser referência em transplante de fígado para a região da Amazônia Ocidental. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9) pelo secretário de estado da saúde (Susam), Wilson Alecrim, e o presidente do Comitê Estratégico para o desenvolvimento de novos centros de Transplantes do Ministério da Saúde, Silvano Raia, no auditório da Fundação Hospital Adriano Jorge, Bairro Cachoeirinha, Zona Sul da capital.
Na cerimônia de anúncio foram assinados os termos de adesão entre a Susam e os Prontos-socorros João Lúcio Pereira Machado e 28 de Agosto, que serão as unidades de referência para captação de órgãos e tecidos no estado do Amazonas.
O presidente do Comitê Estratégico, Silvano Raia, apresentou o programa do Ministério da Saúde para tornar o Amazonas referência para o transplante de fígado, além de informar sobre o curso de atualização em doação de órgãos e tecidos para transplantes que acontece nos dias 12 e13 de maio, no Hospital Adriano Jorge.
Segundo Raia, a escolha do estado do Amazonas foi feita com base em estudos realizados pelo Ministério da Saúde, através dos quais foram mapeados todos os centros transplantadores do país e foi possível verificar a concentração desses centros nas regiões Sul e Sudeste. Buscando minimizar essa concentração, o Ministério desenhou um mapa de descentralização dos serviços e priorizou a criação de novos centros nas regiões Norte e Nordeste do país.
Desde o início do ano equipes do Comitê Estratégico estiveram visitando o estado do Amazonas no intuito de verificar as condições necessárias para que o estado se torne o centro de referência em transplante de fígado para a Amazônia Ocidental, que compreende os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.
De acordo com o secretário da Susam, Wilson Alecrim, o estado já vem se preparando para obter o credenciamento para realizar os transplantes de fígado desde o início deste ano. “Nós já estamos trabalhando na capacitação das equipes transplantadoras, esses profissionais já estão recebendo treinamento em centros transplantadores fora do estado, a estrutura já está sendo montada na Fundação Hospital Adriano Jorge, onde serão feitos os transplantes e a nossa meta é ter o serviço implantado ainda este ano”.
De acordo com o titular da Susam, o estado também está se preparando para realizar o transplante de coração. “Estamos com o processo encaminhado, em estado adiantado e nossa meta é começar a ofertar esse serviço no primeiro semestre do próximo ano”, disse Alecrim.
Quanto ao curso de atualização em doação de órgãos e tecidos para transplante, ele será ministrado por profissionais do Ministério da Saúde, membros do Comitê estratégico para o desenvolvimento de novos centros de transplantes. Serão capacitados 40 profissionais, entre médicos e enfermeiros, das unidades de saúde onde se dão os processos de captação de órgãos e tecidos e também para os que realizam o transplante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário