MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 6 de maio de 2012

Apesar da estiagem, cidade serrana do Ceará tem boa produção agrícola


Aratuba fica a 830 metros de altitude, um dos pontos mais altos do Ceará.
Cidade se destaca na produção de legumes mesmo com pouca chuva.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares
A cidade de Aratuba, no interior do Ceará, é uma das poucas cidades que mantém boa produtividade agrícola apesar das chuvas irregulares deste ano de acordo com a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce). O clima serrano do Maciço de Baturité faz com que a cidade se destaque na produção de legumes e verduras.
O município fica a 830 metros de altitude, um dos pontos mais altos do Ceará. Diferentemente da maioria das cidades do estado, em Aratuba o clima é ameno durante todo o ano, ideal para o cultivo de legumes e verduras.
As chuvas irregulares deste ano foram "perfeitas" para o cultivo na cidade na avaliação dos agricultores de Aratuba. "Foi ideal, porque o chuchu são dois climas para ele, a quentura e a frieza. Ele não se adapta aos dois, é só um ou só outro", diz o agricultor João Alves de Souza, que mantém plantação de chuchu no seu sítio.
Por conta do clima de Aratuba, o agricultor Renato Castelo se mudou há 30 anos de Canindé, no Sertão Central do Ceará, para acidade serrana, onde atualmente mantém uma plantação de tomate de um hectare. Ele planta 12 mil pés de tomate por safra e vende cerca de três mil caixas do produto, cada uma entre R$ 40 e R$ 50.
Em Aratuba, os agricultores recebem também dicas para manter boas colheitas. Em visita da Ematerce ao sítio dos agricultores nesta semana, foram dadas dicas para não usar agrotóxicos. "Isso [uso de agrotóxico] é um processo gradativo. Estamos fazendo um processo de conscientização por meio de pequenas experiências até conseguir o objetivo maior, que é tirar os defensivos", explica o técnico da Ematerce Amilton Tomé da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário