MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 6 de maio de 2012

Ativistas fazem passeata contra novo Código Florestal em Fortaleza


Movimento 'Veta, Dilma' pede que presidente vete totalmente novo código.
Ativistas informaram sobre texto e informaram quem votou a favor.

Do G1 Ceará

Movimento levou "árvore dos desejos" para que população coloque suas opiniões sobre as políticas de meio ambiente do Brasil. (Foto: Paulo Winz / Casa Fora do Eixo Nordeste)"Árvore dos desejos" para população colocar suas
opiniões sobre políticas de meio ambiente do Brasil.
(Foto: Paulo Winz / Casa Fora do Eixo Nordeste)
Um grupo de ativistas se reuniu na tarde deste domingo (6) na Beira Mar, em Fortaleza, para levantar a campanha "Veta, Dilma", na capital cearense. O "Veta, Dilma" é um movimento organizado por entidades ambientais nas redes sociais contra o texto do novo Código Florestal, que trata da preservação ambiental nas propriedades rurais. O novo código foi aprovado pelo Congresso Nacional no final de abril e está sob análise da presidente Dilma Rousseff (PT), que pode vetar parcial ou totalmente o texto.
Segundo a ativista Regiane Nigro, o evento em Fortaleza faz parte de uma série de manifestações em todo o País. A passeata, que teve confirmações de presença pelas redes sociais, teve, além das informações sobre o novo código e os seus possíveis malefícios, a "árvore dos desejos", para que a população deposite seus pedidos para as questões ambientais no país. "Falamos ainda dos deputados cearenses que votaram a favor do novo Código Florestal", disse Regiane.
Os ambientalistas defendem que o novo código pode levar ao aumento do desmatamento no país.
A causa ganhou maior repercussão após a atriz Camila Pitanga ter levantado a bandeira na última sexta-feira (4). Durante cerimônia de entrega de título de Doutor Honoris Causa de cinco universidades federais do Rio de Janeiro ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a atriz quebrou o protocolo para pedir que a presidente, que acompanhou o evento, vete o novo Código Florestal.
O Código Florestal regulamenta a forma como a terra pode ser explorada e estabele onde a vegetação nativa deve ser mantida e onde pode haver produção rural. O código em vigor atualmente é de 1965, com algumas modificações. A proposta de atualizar a antiga lei trata, entre outras questões de Área de Preservação Permanente (APP) e reserva legal.
Ativistas querem veto total do novo Código Florestal. (Foto: Paulo Winz / Casa Fora do Eixo Nordeste)Ativistas querem veto total do novo Código Florestal. (Foto: Paulo Winz / Casa Fora do Eixo Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário