MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 1 de maio de 2012

Ave que tem o hábito de se camuflar chama a atenção de internauta em MS


Urutau passou o domingo (29) na mesma posição em frente a uma casa.
Biólogo afirma que ave tem hábitos noturnos e está presente no cerrado.

Lucia Teixeira de Moraes Internauta, Campo Grande, MS
Internauta flagra Urutau em poste (Foto: Lucia Teixeira de Moraes/VC no G1)Internauta flagra Urutau em poste de madeira
(Foto: Lucia Teixeira de Moraes/VC no G1)
Uma ave que tem como característica a habilidade de se camuflar chamou a atenção da administradora de empresas Lucia Teixeira de Moraes, de 53 anos, no Parque dos Novos Estados, em Campo Grande. O Urutau, como é conhecido, foi percebido pela internauta no domingo (29), na ponta de uma madeira usada como suporte para uma cesta de basquete.
“Foi a primeira vez que vi um urutau nos meus 53 anos de vida. Eu achei que essa ave só existia no cerrado. Ele ficou no lugar o dia inteiro”, contou Lúcia. No início, ela diz ter pensado que a ave era uma coruja. “Ele estava com a cabecinha dentro do corpo, depois que apontou pra cima vimos que era o urutau”, completa a internauta.

Nota da Redação:
 o biólogo do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) de Campo Grande, José Sabino, analisou as imagens e confirma que a ave fotografada pela internauta é realmente um urutau. Ele disse ao G1 que existem cinco espécies diferentes desse pássaro no Brasil. Sabino acredita que o urutau flagrado pela internauta se trata de um Nyctibius griseus, ave característica do cerrado.
O animal possui hábitos noturnos e se alimenta de pequenos insetos, de acordo com o biólogo. Ele disse também que  o urutau é típico do cerrado e da mata atlântica e tem o hábito de ficar várias horas na mesma posição para se camuflar, tendo um papel ecológico importante por fazer a limpeza no ambiente onde vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário