MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 26 de maio de 2012

Belém, PA, será sede de núcleo das Nações Unidas na Amazônia


Projetos sobre saúde, segurança e direitos humanos serão mantidos.
Escritório local da ONU será implantado até o final do ano.

Do G1 PA

Belém será sede de escritório das Nações Unidas (Foto: Divulgação/Governo do Pará)Bo Mathiasen, representante regional para o Brasil e Cone Sul do UNODC, esteve  em Belém para anunciar escritório das Nações Unidas (Foto: Divulgação/Governo do Pará)
Até o final de 2012 será instalado em Belém, o primeiro Núcleo Amazônico do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). Nesta quinta-feira (24), o professor Bo Mathiasen, representante regional para o Brasil e Cone Sul do UNODC, esteve na capital paraense para assinar o Memorando de Entendimento com o governo do Estado. A cerimônia aconteceu no auditório do Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia com a participação da sociedade local.
“Sabemos que o Pará e a Amazônia possuem características peculiares e são regiões cobiçadas e muito vulneráveis. A criação do Núcleo viabilizará bases sólidas para pesquisas, investimentos e uma cooperação para prevenir a violência e para que possamos lutar por uma sociedade mais justa”, concluiu.
O escritório tem como objetivo seguir e aplicar leis brasileiras, normas das Nações Unidas e regras das convenções internacionais ratificadas pelo Brasil sobre melhoria da qualidade de vida da população e garantia dos direitos humanos na Amazônia.
Serão mantidos vários projetos e pesquisas em áreas como segurança pública; tráfico de drogas, de pessoas e de armas; regime penitenciário, atenção à saúde, valorização profissional, combate ao trabalho escravo e proteção dos direitos humanos, entre outros.
A coordenadora do Programa de Promoção da Paz (Pro Paz) no estado, Izabela Jatene, ficará à frente da equipe responsável pelo núcleo em Belém. Segundo ela, uma das principais vantagens do núcleo é que, a partir de agora, os dados do Pará e da região amazônica serão levantados por um único órgão. “Para contar a história do nosso estado para o resto do mundo nós precisamos primeiro começar a contar a história dentro de nós”, enfatizou.
“A parceria firmada com a ONU é um passo que o Pará está dando para se tornar contemporâneo e protagonista de um novo tempo”, ressaltou o governador do Pará, Simão Jatene, durante a cerimônia.
UNODC - O escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) trabalha para ampliar a capacidade dos países em oferecer uma resposta à criminalidade. Para isso, busca reforçar a ação internacional contra a produção de drogas, o tráfico e a criminalidade associada às drogas, por meio de iniciativas como projetos de desenvolvimento alternativo, monitoramento de cultivos ilícitos e programas contra a corrupção e a lavagem de dinheiro.
Representantes de instituições locais acompanharam a cerimônia de assinatura do termo de compromisso entre governo do estado e ONU. (Foto: Divulgação/Governo do Pará)Representantes de instituições locais acompanharam a cerimônia de assinatura do Memorando de Entendimento entre governo do estado e ONU. (Foto: Divulgação/Governo do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário