MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de maio de 2012

Bonde antigo fica exposto para visitação em praça de Vila Velha, ES


Exposição é para comemorar os 477 anos da cidade, no dia 23 de maio.
Este bonde circulava nas primeiras décadas do século passado.

Do G1 ES

Quem passar pela Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, vai ter uma surpresa. Para comemorar os 477 anos da cidade, no dia 23 de maio, o bonde que circulava na Grande Vitória nas primeiras décadas do século passado vai ficar exposto, a partir deste domingo (20), na praça.
O veículo permanece no local durante toda a semana de aniversário da Colonização do Solo Espírito-Santense e, logo depois, será levado para a Casa da Memória, na Prainha.
Segundo a organização, Vila Velha e Vitória tiveram 25 bondes. Apenas um restou e ficava no bairro Carapina, na Serra, na sede da empresa fornecedora de energia, Escelsa. Este ano o veículo foi cedido para resgatar a memória da época dos bondinhos. Principal meio de transporte da época, ele foi fabricado nos Estados Unidos e era todo aberto para ventilação, com assentos de madeira.

História
A tripulação dos bondes - motorneiro, condutor, fiscal e fiscal geral - recebiam passageiros vestidos de uniforme cáqui e quepes. O motorneiro acionava e conduzia o bonde, o condutor tinha a função de cobrar as passagens e o fiscal, ficava na parte de trás. O percurso em Vila Velha era de 10 km de trilhos, por onde circulavam dois bondes. Um saía do Centro, outro de Paul, e o cruzamento dos dois acontecia na Estação de Aribiri. As primeiras linhas surgiram em Vila Velha, no ano de 1912.
Agora, o vila-velhense poderá conferir de perto um pouco da sua história. O bonde estará exposto à visitação, durante toda a semana de aniversário da Colonização do Solo Espírito-Santense e, logo depois, na Casa da Memória, na Prainha.
Bonde que circulava nas primeiras décadas do século passado. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Bonde que circulava nas primeiras décadas do século passado. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário