MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 13 de maio de 2012

Casamento comunitário reunirá mais de 300 noivos em Curitiba


Inscrições para cerimônia coletiva vão até próxima terça-feira (12).
Celebração ocorrerá no dia 16 de junho.

Do G1 PR

O projeto Justiça no Trabalho e SESC Cidadão promove no dia 16 de junho um casamento coletivo em Curitiba. As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira (15) em qualquer um dos 45 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da capital. A expectativa da organização é de que mais de 300 noivos aproveitem os custos baixos para oficializar o matrimônio.
Em 2011, 360 noivos participaram do casamento coletivo. Para este ano, a expectativa dos organizadores é que número aumente. De acordo com a idealizadora do projeto, Joeci Machado Camargo, muitos casais já vivem junto e veem o casamento coletivo como uma oportunidade para regularizar a situação.
Um casamento coletivo reuniu 150 casais no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, no sábado (4). Ao som da marcha nupcial, as mulheres usavam vestidos de noiva e foram conduzidas pelos noivos por um tapete vermelho para receber a benção. Antes da cerimônia ec (Foto: E.Bressan-AEN/Divulgação)Em 2010, 150 casais casaram no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (Foto: E.Bressan-AEN/Divulgação)
"Muitas pessoas que fazem o casamento comunitário já convivem, mas não podem pagar os custos de um cartório. No casamento coletivo, os cartórios ajudam com toda a estrutura, as noivas são todas arrumadas, tem toda uma preparação, com bênção religiosa e quem realiza a cerimônia sou eu", afirmou a Joeci.
O ourives Cleber Hiroshi Koto, de 23 anos, revelou que foi a noiva, Andressa Lopes de Carvalho, de 20, quem sugeriu a ideia. Ele apoiou o casamento coletivo principalmente pelo custo baixo. "A gente decidiu pelo dinheiro. A gente pretende fazer um almoço depois da cerimônia só para a família dela e para a minha", afirmou. O custo de um casamento no cartório varia de R$ 267, com a comunhão parcial de bens, até R$ 367 com a comunhão ou separação total de bens.
Vai ser uma experiência nova, diferente, mas vai ser mais divertida"
Cleber Hiroshi Koto, ourives
O noivo classifica a cerimônia coletiva como curiosa e ao mesmo tempo divertida. "Vai ser uma experiência nova, diferente, mas vai ser mais divertida, porque não vai ser só a gente, mais pessoas estarão casando também", afirmou. Ele já correu atrás do terno e a gravata, enquanto a Andressa ainda está buscando o vestido. "Ela não me fala nada, diz que quer fazer uma surpresa".
Inscrições
Para se inscreverem, os noivos devem levar as carteiras de identidade, comprovante de renda de até dois salários mínimos e o comprovante de residência. Só podem se inscrever para o casamento civil comunitário casais em que pelo menos um dos noivos more em Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário