MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ceará cria barreira contra animais do Rio Grande do Norte e Paraíba


Restrição vale para ovinos, caprinos, suínos e bovinos.
Barreiras devem proteger proteção contra a febre aftosa.

Do G1 CE

O Ceará proibiu a entrada de ovinos, caprinos, suínos e bovinos do Rio Grande do Norte e da Paraíba, de acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). As barreiras começaram na terça-feira (15) e, segundo o órgão, foram fechadas porque os dois estados não se adequaram às normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o status de zona livre de febre aftosa com vacinação.
De acordo com a Adagri, as barreiras também valem para produtos oriundos desses animais. Os profissionais que atuam nas divisas estão orientados a barrar todos os produtos e animais do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Caso os produtos sejam identificados dentro do Ceará, o Governo do Estado informou que os animais devem ser sacrificados e os produtos incinerados.
Segundo o presidente da Adagri, Augusto Júnior, a única forma dos animais circularem no estado é se estiverem em quarentena observada pelo Mapa. Os estados que atingiram as metas, Ceará, Piauí, Maranhão, Pernambuco e Alagoas, participam do processo de sorologia. De acordo com a Adagri, 241 propriedades foram sorteadas e, a partir da terceira semana de junho, o sangue dos animais deve coletado.
As análises dos animais vão ser enviadas os laboratórios credenciadas pelo Mapa. O trânsito dos animais do Rio Grande do Norte e da Paraíba para o Ceará só deve voltar ao normal quando os dois estados alcançarem o status de zona livre com vacinação da febre aftosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário