MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 13 de maio de 2012

Cheia atrai turistas estrangeiros à procura de fotos históricas no AM


Fenômeno da cheia tem gerado demanda de passeios.
Ausência de praias afasta manauenses do programa, diz empresário.

Ana Graziela Maia Do G1 AM

Área do Relógio Municipal, no Centro de Manaus. Refluxo de esgotos já toma conta da pista (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Área do Relógio Municipal, no Centro de Manaus. Refluxo de esgotos já toma conta da pista (Foto: Tiago Melo/G1 AM)
O aumento do nível do rio Negro tem atraído grande atenção de moradores do Amazonas e de turistas estrangeiros. O fenômeno da cheia tem gerado demanda de passeios sobre as águas. Donos de embarcações relatam a preferência de turistas ávidos por fotografias históricas.
O empresário e dono de embarcação de turismo Edson Araújo, informou que com a cheia, os turistas estrangeiros são os que mais procuram pelos passeios. "Pra eles tudo isso é novidade, eles buscam com frequência os passeios para fotografar e filmar o aumento das águas do rio Negro. Eles fazem questão que entremos em diferentes lugares", disse.
Quanto à população manauara, o empresário diz que ela diminuiu a procura por embarcações de passeio. Para ele, isso ocorre por conta da falta de praias ocasionadas pela cheia. "Em outros períodos, todos os fins se semana a Manaus Moderna fica lotada, o pessoal busca os passeios para ir às praias, agora está tudo no fundo. Muitas famílias também têm medo da cheia", disse.

Na área do Relógio Municipal, na Avenida Eduardo Ribeiro, já existem alguns pontos da rua alagados. A estudante de enfermagem Mara Silveira foi ao centro para observar a cheia e fotografar.
"Às vezes é inacreditável ver o rio invadindo as ruas. Na época da vazante nem imaginamos que pode chegar ao nível que está hoje. E é muito triste querer que a marca de 2009 seja ultrapassada, pois tem muita gente se prejudicando com isso", lembrou a estudante.

Cheia no Amazonas

O Amazonas já possui 45 cidades com decreto de situação de emergência. Segundo a Defesa Cilvil, a cheia dos rios no Amazonas afeta mais de 70 mil famílias. Mais cidades podem decretar emergência nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário