MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Coleta mecanizada melhora destinação do lixo em cidade do RS


Caxias do Sul também conta com ecoponto que redistribui objetos.
Quantidade de lixo reciclável coletado na cidade triplicou com contêineres.

Do G1 SP

Enquanto São Paulo recicla apenas 1,5% dos resíduos, o índice em Caxias do Sul (RS) é de 25%. Tudo graças a um programa de coleta seletiva que separa o lixo em caixas verdes e amarelas. O seletivo é o amarelo, e o verde é o orgânico.
A coleta mecanizada atende 35% da cidade. O modelo reduziu o problema com insetos, roedores e o entupimento de bueiros, já que o lixo fica fechado nas caixas. O maior reflexo, porém, está nos números da reciclagem.
A coleta seletiva em Caxias do Sul não é uma novidade. Já existe desde 1991, mas o grande salto mesmo aconteceu em 2007, quando os contêineres foram colocados nas ruas. De lá para cá, a quantidade de lixo reciclável coletada na cidade triplicou.

Todo o material vai para associações de reciclagem da cidade. Na periferia, onde os morros dificultam a chegada de caminhões, a prefeitura oferece um incentivo a quem colaborar. O morador pode trocar quatro quilos de lixo reciclável por um quilo de frutas e hortaliças.
A novidade agora na cidade é o ecoponto. O espaço é diferente do que se conhece na Grande São Paulo. “Tudo o que está aqui está disponível para quem quiser levar. Inclusive, temos pedidos, e a gente anota”, diz Gilberto Meletti, gerente da companhia de limpeza de Caxias do Sul.
Um dos moradores, André Vidmann, já é freguês. Em casa, está o resultado das visitas: colchão, tanque, furadeira, serra elétrica, balcão, sofá e até a cadeira do filho. Tudo veio do Ecoponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário