MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 6 de maio de 2012

Com nova embalagem, empresa de GO aumenta faturamento em 36%


Projeto do Sebrae auxilia na mudança do visual de produtos de limpeza.
Profissionais qualificados detectam o que deve ser melhorado.

Do PEGN TV

Em Goiás, um projeto auxilia indústrias na mudança do visual dos produtos de limpeza. Com a nova embalagem, uma empresa de Aparecida de Goiânia, a 18 quilômetros da capital, aumentou o faturamento em mais de 30%.
Jeziel Barbosa Ferreira é o dono da fabrica de produtos de limpeza. E para se adaptar ao mercado, o empresário inovou a apresentação de seus produtos. A mudança veio com o projeto design de embalagens: uma parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com a Associação Brasileira de Embalagem (Abre). No projeto, profissionais qualificados detectam o que deve ser melhorado no visual das embalagens, sem que haja um custo alto.
“Identificando coisas pequenas, mas que fazem uma diferença enorme na gestão de uma pequena empresa, como foi nosso caso aqui, a questão do rótulo, da embalagem. Isso até levou um faturamento até maior dessa empresa, um novo posicionamento dessa empresa no mercado. Esse é o trabalho do Sebrae com seus parceiros”, diz Eduardo Alcântara Filho, do Sebrae de Goiás.
Mesmo com o investimento inicial de R$ 200 mil, o lucro de Ferreira era baixo. Só depois de participar do projeto foi que o empresário deu uma guinada nos negócios. Em apenas um ano, o crescimento foi surpreendente de 36%.
A transformação foi fundamental. O novo design mudou o conceito de negócio com o qual o empresário trabalhava. Antes, todas as embalagens eram iguais, com a marca da empresa em destaque. O nome do produto aparecia em letras pequenas.
“E com isso a gente trocou toda a rotulagem da empresa. Todos os produtos nosso, e isso foi o grande diferencial do projeto do Sebare (...). Deu uma diferença no faturamento muito grande”, afirma.
O projeto de cada nova embalagem é desenvolvido por agências de design especializadas. “A Abre recebe as demandas do Sebrae estadual e encaminha para a agência mais próxima ou para a agência que já está na fila para atender esse projeto”, diz Luciana Pellegrino, da associação.
Um dos produtos desenvolvidos pela empresa um limpa capacete. Basta borrifar o produto por dentro e por fora. Passar um pano e em apenas 15 segundos o capacete fica como novo e livre de qualquer sujeira.

Com as novidades, Ferreira aumentou o faturamento e ampliou o negócio: contratou funcionários, aumentou a frota de caminhões e agilizou as entregas. “Com as vendas em crescimento, a meta para 2012 é crescer mais, com isso a gente vai gerar mais empregos para a região”, diz.
Hoje, os produtos de limpeza da fábrica de Ferreira estão em Brasília, Cuiabá, Pará e Rio de Janeiro.
“É importante mesmo que o empresário coloque sua real necessidade, para que a gente possa identificar a melhor forma de apoiá-lo. Seja por meio de um atendimento, seja por meio de uma orientação, de um treinamento, uma consultoria, ou mesmo o trabalho como esse que foi realizado nesta empresa”, revela Alcântara Filho, do Sebrae.
Uma simples e essencial transformação no rótulo. Novidade que mudou a trajetória e a saúde financeira da empresa. “O segredo do meu sucesso foi quando eu percebi que eu tinha de parar de vender a minha marca e vender o produto. Com a parceria que eu fiz com o Sebrae, comecei a vender o produto em si, o que o produto faz, aí minhas vendas alavancaram muito”, diz.

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