MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Comunidades que vivem à beira do Solimões sofrem com a cheia


Chuva não dá trégua em Rondônia, no Amazonas e no Pará.
Áreas inteiras foram tomadas pela água.

Do Globo Rural

O Rio Solimões passa em frente a fazenda onde trabalha o agricultor Rodrigo Queiroz, localizada no município de Iranduba, Amazonas. Agora a propriedade está completamente alagada. Para chegar até a horta, só de canoa.
Quase toda semana, Rodrigo precisa fazer reparos para a estrutura de madeira não cair. A produção de couve e jambu foi reduzida em 90%.
Em outra propriedade ali perto, o pai de Rodrigo também sofre com os prejuízos. Raimundo Queiroz é agricultor há mais de 20 anos. O Rio Solimões invadiu toda a área, a plantação de feijão de metro foi toda perdida, quando deveria ser colhida este mês. A beringela também não resistiu à alagação.
Em outra propriedade, o rio só não invadiu ainda a casa, mas oito meses atrás, a situação era bem diferente. A terra estava sendo arada, sementes eram plantadas e o agricultor esperava que a produção rendesse, mas não foi o que aconteceu.
Praticamente tudo o que se plantou foi perdido. Até as mangueiras que fazem a irrigação tiveram que ser recolhidas e foram amarradas para a correnteza não levar.
Moisés Santos, que cuida do sítio, diz que teve prejuízos com frutas. Das bananeiras, poucas ainda resistem a tanta água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário