MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 1 de maio de 2012

Coronel da PM de SE dá dicas de segurança pessoal


Autor realiza cinco fases em ação criminosa.
Mulheres são alvos mais fáceis em crimes

Flávio Antunes Do G1 SE
 Atualmente os assaltos, roubos e outros crimes têm se tornado constante em Sergipe. E a preocupação com a segurança pessoal pode ajudar em uma determinada situação de perigo a não ser pego de surpresa. Como por exemplo: andar na rua, passear com o carro, ou até mesmo entrar em casa. Basta um simples descuido para ser vítima de um sequestro.
O especialista em segurança e Coronel da Polícia Militar de Sergipe, Maurício Iunes, explica que os cuidados devem ser redobrados, pois nos dias de hoje o comportamento das pessoas como entrar em casa é bem diferente de anos anteriores. “Nos dias atuais a necessidade é que as pessoas passem a se adaptar a uma nova situação, principalmente ao chegar em sua residência. Antes de chegar é bom observar aos arredores, verificar se a iluminação é adequada, sempre que possível informar as familiares que estão em casa da sua chegada, pois caso haja um sequestro relâmpago já existe a iniciativa de informar a polícia para que esse sequestro não perdure por muito tempo”.
O entendimento de como o autor do crime pensar deve ser levado em consideração. “O autor do crime realiza cinco fases. A primeira é a pré-eleição do alvo onde ele escolhe a vítima, na segunda ele faz a identificação, no terceiro momento a vigilância. Já no quarto o planejamento para no quinto atacar. Então o recomendável é que entre a fase de planejamento e ataque as pessoas nunca reajam”.
Iunes explica também porque as mulheres são alvos mais fáceis. “A questão do sexo feminino está vinculada para o autor do delito como frágil. Então a mulher ao portar uma bolsa é interessante evitar seu deslocamento sozinha. Procurar ruas claras e sempre estar próxima ao meio fio onde ela possa ver e ser vista. Principalmente para aquelas que saem das universidades, pois esses são pontos críticos”.
Ainda com relação à saída das universidades o coronel aconselha que a mulher esteja acompanhada da figura masculina. “É a aconselhável que a mulher ao sair da universidade procure estar acompanhada de um companheiro para que ele possa leva-las até o carro ou até o ponto de ônibus e assim seguir o seu destino”.
Outro crime que tem chamado bastante atenção, devido sua frequência, é a saidinha de banco, Maurício explica que a retirada de valores altos é um erro muito grande, pois ali está um alvo em grande potencial. “É ideal que não se faça a retirada de valores altos. O melhor é fazer a transferência eletrônica, isso porque sempre existe alguém dentro da agência bancária”.
O especialista reforça a observação em 360 graus. “O assalto só vai ocorrer se o autor do delito fechar o espaço, ou seja, ele se aproxima a menos de 20 metros. Então se a pessoa tiver a prevenção de não permitir essa aproximação o crime não acontecerá. Agora para isso as pessoas devem ter a preocupação em está observando em 360 graus”.
Maurício Inues finaliza com orientações no semáforo e com a realização de saques a noites em caixas eletrônicos. “Para quem está se aproximando do semáforo e o mesmo esteja fechado. A regra é manter uma pouca velocidade para ao chegar ao sinal já esteja aberto ou perdure pouco tempo parado na sinaleira. Já com relação a saques a noites, o recomendável é a retirada de dinheiro em caixas eletrônicos em lojas de conveniência”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário