MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Criadores de gado de SC sacrificam o gado por causa da tuberculose


Tuberculose enfraquece os animais e não tem cura.
Sacrifício é importante porque a doença é transmissível.

Do Globo Rural
A propriedade de Roseli Piovesan fica no interior de Herval D'Oeste, região oeste de Santa Catarina. Segundo ela, os animais aparentavam estar saudáveis, mas quando um deles ficou fraco e morreu veio o diagnóstico: tuberculose.
Depois, foram realizados exames em todo o rebanho e 33 animais precisaram ser sacrificados por causa da doença. Restaram apenas três vacas e cinco novilhos. As vacas leiteiras que foram sacrificadas ajudavam na economia da família, que ainda não sabe como vai lidar com as perdas.
A propriedade passou por uma limpeza e desinfecção. Os animais que restaram precisam passar por mais exames nos próximos dois meses para confirmar que estão livres da doença. A tuberculose é transmitida por bactéria e não tem cura.
Além de Joaçaba, propriedades de Herval d’Oeste, Erval Velho, Ouro e Água Doce também tiveram registros da doença. Somente em uma região, mais de 90 animais foram sacrificados. Em todo o estado de Santa Catarina, esse número já passou dos 300 só este ano.
As famílias prejudicadas serão indenizadas pelos bovinos abatidos através do Fundo Estadual de Sanidade Animal, que paga cerca de R$ 3 pelo quilo do gado vivo que apresenta tuberculose.
Os bovinos são levados em locais próprios para que o abate seja feito dentro das normas sanitárias. A melhor forma de evitar o contágio é a precaução na hora de comprar um animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário