MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 6 de maio de 2012

Criadores de MT apostam na criação de galo gigante que passa de 13 kg


Ave da raça índio gigante é opção para garantir renda às famílias.
Diferencial está no tamanho do animal.

Do G1 MT

Produtor exibe um dos galos de seu plantel. (Foto: Reprodução/TVCA)Criador exibe um dos galos de seu plantel.
(Foto: Reprodução/TVCA)
Pequenos criadores de frango caipira, da Baixada Cuiabana, buscam melhorar o plantel e apostam em reprodutores da raça galo índio gigante. O resultado do cruzamento, de mais de 20 anos, é um frango mais precoce e com bom rendimento.
O galo chama atenção pela sua forma: peso e altura elevados. Para se ter uma ideia, um dos frangos desta raça, criado pelo produtor André Moreira, está com 95 dias e já atingiu 3,5 kg. De acordo com o criador, alguns dos animais de sua granja já passaram de 13 kg.
André diz que já criava galinha caipira em Santo Antônio de Leveger, a 35 km de Cuiabá. Mas o galo gigante complementou o seu negócio. "A rentabilidade é maior. A questão da precocidade é a mesma da galinha convencional, só que com o peso e tamanho bem diferente. A procura de mercado é muito grande", explica o produtor.
André conta que vende os reprodutores e matrizes para outros criatórios com objetivo de conseguir frangos precoces e com alto rendimento de carne. O criador já tem 14 reprodutores, 90 matrizes e cerca de 700 pintinhos. "A demanda é muito grande no estado. Tanto é que vamos dobrar a quantidade de pintinhos por causa dessa alta procura. Nós vamos criar cerca de 1500 pintinhos. Hoje já enviamos ovos via correios para o Brasil inteiro", contou.
Para o controle de natalidade dos animais, os filhotes ficam divididos em baias. Quando adultos, é recomedado que os machos fiquem separados dos de outras raças para evitar qualquer agressividade.
Em uma outra chácara da região, Diogo Morelatto começou a criação destes galos há menos de um ano. Os machos reprodutores são identificados por presilhas colocadas na asas. "Temos esse controle para quando colocar os óvulos na encubadora saber quem é o pai. No nascimento nós colocamos a braçadeira em cada pintinho, de acordo com a numeração colocada no seu pai", explica.
 Diariamente os ovos recolhidos são levados para a chocadeira, onde permanecem, em média, por 21 dias até o nascimento dos pintinhos. Em seguida, são levados para o viveiro, como explica o criador Alecsandro de Oliveira Morais.
"O tratamento dele é comum, igual a um frango de granja. Além de dar a vacina, damos também uma vitamina na alimentação inicial", pontuou.
Em menos de um mês os filhotes estão prontos para a comercialização. O valor do galo gigante está em média R$ 15 cada. Toda a produção atende a capital. Os produtores tem o objetivo de estender o mercado para outras localidades. "Estamos querendo adiquirir mais umas 30 matrizes para aumentar a produção", observou.

3 comentários:

  1. André Moreira, deixe um E-mail ou nº de telefone para contato pois fiquei interessado nos seus exemplares. Grato Aldenor meu E-mail é (aldenorilha@hotmail.com).

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde.
    Meu nome e Rogério Dantas , gostaria de saber mais sobre a criação galos e galinhas MALAYO .
    E qual seria o preço para compra pelo ao menos 01 galo e 10 galinhas ou frangas.

    ResponderExcluir
  3. Olá André Moreira
    Meu nome é Denisy , quero saber o preço da duzia de ovos de galinha gigante e como fica o preço do envio para o cep 65750 000 maranhao . Aguardo resposta , Obrigada

    ResponderExcluir