MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Desfile de ternos celebra Abolição da Escravatura em Uberaba, MG


Eles percorreram 12 quilômetros a pé até a igreja de Santa Terezinha.
'Essa cultura nunca pode morrer', diz pai de festeira.

Do G1 Triângulo Mineiro
13 Ternos Moçambique deslilaram pelas ruas de Uberaba (Foto: Reprodução/TvIntegração)Treze Ternos Moçambique deslilaram pelas ruas
de Uberaba (Foto: Reprodução/TvIntegração)
Neste domingo (13), o Conselho de Participação e Integração da Comunidade Afro-Brasileira de Uberaba, no Triângulo Mineiro, promoveu um desfile para celebrar a Abolição da Escravatura. Dezesseis Ternos de Congado e Moçambique desfilaram pelas ruas da cidade. Foram quase 12 quilômetros percorridos a pé até a igreja de Santa Terezinha onde, no altar, cada grupo fez a adoração.
A dança e o canto são uma forma de agradecimento pela liberdade. Há 35 anos, um casal se veste como rei e rainha para celebrar as conquistas e renovar os desafios da comunidade negra. “Para mim esta é a maior festa e tenho muita satisfação em participar" contou a aposentada Maria Alzira dos Santos. O marido dela garantiu que vai participar sempre que puder.
A animação não tem raça, sexo e nem idade. Os jovens fortalecem a tradição, que é repassada de pai para filho. “É muita emoção saber que minha filha está engajada nas comemorações. Fico muito orgulhoso em vê-la como festeira do evento, afinal, essa cultura nunca pode morrer", disse pai de festeira, Moacir da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário