MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Em Porto Velho, RO, Porto Graneleiro paralisa as atividades


Causa é o forte movimento das águas do Rio Madeira.
Estrutura do terminal de descarregamento de soja foi trincada.

Do Globo Rural

A fila de caminhões se formou no minuto seguinte ao fechamento do portão. Com a paralisação do Porto Graneleiro de Porto Velho, os motoristas vão ter de esperar para descarregar as cargas e devem perder mais tempo e ganhar menos dinheiro.

A decisão de fechar o porto foi tomada depois que uma parte da estrutura ficou comprometida por causa das águas do Rio Madeira, que estão mais agitadas.
A intensidade do movimento da água é tão grande que trincou o eixo que dá sustentação à ponte que liga o cais ao terminal flutuante. No caso de rompimento, toda a estrutura pode ser literalmente carregada pelo Rio Madeira. Além de comprometer a parte física, a forte correnteza também atrapalha o atracamento dos navios.
Até pouco tempo, as balsas levavam cerca de meia hora pra conseguir atracar no porto. Agora, os funcionários dizem que esse trabalho está demorando, em alguns casos, até cinco horas.
Os donos das empresas que operam no porto acreditam que o que motivou a mudança na correnteza da água foi a abertura das comportas da usina hidrelétrica de Santo Antônio. Em fevereiro, quando foram abertas as comportas, um barranco desmoronou e colocou em perigo famílias de ribeirinhos. A usina custeou a retirada das famílias e fez uma contenção da barreira.
A usina hidrelétrica de Santo Antônio informa que um estudo sobre a correnteza da água do Rio Madeira está em andamento e que, por enquanto, ainda não existe resultado.
O Porto Graneleiro deve ficar fechado até que a estrutura comprometida seja recuperada e não há previsão para conclusão da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário