MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Em Salvador, posto de saúde do subúrbio funciona em garagem


Antiga unidade, no bairro de Periperi, está em reforma há dois anos.
Enquanto as obras não terminam, coletas para exames são feitas no local.

Do G1 BA, com informações da TV BA

Moradores do bairro de Periperi, no subúrbio ferroviário de Salvador, reclamam de dificuldades para serem atendidos no posto de saúde do local. Há dois anos eles esperam por uma reforma no antigo posto que a comunidade usava, chamado Adroaldo Albergaria. Enquanto as obras não terminam, o funcionamento da unidade tem sido de forma improvisada, na garagem de uma casa do bairro.
No local não há nenhuma identificação. Antes de servir como posto improvisado, o imóvel era usado como moradia. A unidade de saúde é mantida pela prefeitura. No início da manhã, os pacientes esperam a chamada para atendimento do lado de fora. “A gente fica aqui no sol quente, chovendo, se molha... Todos os dias eu vejo isso aqui”, diz a dona de casa Marilene Ramos.
Além da falta de conforto no posto improvisado, os moradores também se queixam da dificuldade para marcar uma consulta. “Não é desconfortável, num sol desse, uma pessoa de 70 anos? Tem um mês que eu estou tentando marcar um mastologista e não consegui”, afirma a dona de casa Inês Alves. As marcações feitas na unidade são para atendimento em clínicas credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas nem sempre há vagas. “Oftalmologista não tem nem para Ondina, nem para Brotas. Dermatologista, só infantil. Gastro [gastroenterologista] infantil, Nefrologista, ortopedista infantil”, avisa aos pacientes a recepcionista do posto improvisado.
Quem consegue fazer exame de laboratório no posto de Periperi é atendido em uma sala que também é improvisada, logo na entrada da casa. Sangue, urina e outros materiais vão sendo armazenados no local. Nem todos em refrigeração. Segundo funcionários da unidade, o material é encaminhado para o laboratório do município, localizado na Avenida Vasco da Gama.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde confirmou que a unidade Adroaldo Albergaria vai ser transformada em uma unidade de pronto atendimento 24 horas com os mesmos serviços oferecidos antes da reforma, que serão ampliados. A inauguração será no mês de junho. Em relação ao atendimento improvisado do posto de saúde em uma casa, a Secretaria diz que o funcionamento é apenas para marcação de consultas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário