MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Embalagens de agrotóxicos são encontradas perto de um rio, em GO


Material foi achado por fazendeiro na zona rural do município de Formosa.
Polícia diz que pode ser sabotagem de funcionários de fábrica do produto químico.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

A Polícia Civil de Formosa vai investigar o aparecimento de cerca de 20 embalagens de agrotóxicos que foram encontradas perto de um rio do município. Por sorte, o material químico não chegou a cair no rio. O material estava lacrado e foi encontrado por um fazendeiro, na zona rural do município. Esta não foi a primeira vez que o fazendeiro encontrou os frascos. Há pouco mais de uma semana, cerca de 40 galões dos mesmos produtos estavam dentro de uma nascente.
A Polícia Técnico-Científica fez a perícia no local e um boletim de ocorrência foi registrado pela Polícia Civil. As investigações serão iniciadas nesta quarta-feira (2). A Polícia Civil acredita que as embalagens foram roubadas e descartadas, ou então, que tenha ocorrido sabotagem por parte de funcionários de uma das duas empresas que produzem agrotóxicos em Formosa. Para retirarem o material tóxico, os bombeiros tiveram que usar máscaras e luvas devido ao forte cheiro e risco de contaminação.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Formosa, Pedro Mendes, se entrasse em contato com a água, o agrotóxico teria causado danos graves à natureza. “Um frasco de cinco litros é para ser usado em 5 mil litros de água. Se esse produto entra em contato com a água desse córrego, que é pequeno e abastece muitos chacareiros e pequenos proprietários, ia ser uma mortandade muito grande. Ainda ia ter um poder matar em cadeia, pois se algum animal comer um bicho, que tivesse morrido contaminado, morreria também. A gente não sabe o tamanho da proporção que isso poderia adquirir”, alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário