MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 8 de maio de 2012

Embraer anuncia que participará de licitação da Força Aérea dos EUA


Empresa brasileira espera que Super Tucano seja selecionado novamente.
Contrato de US$ 355 milhões com Força Aérea foi cancelado em fevereiro.

Do G1 em São Paulo
A Embraer informou nesta terça-feira (8) que vai participar de um novo processo de seleção da Força Aérea dos Estados Unidos para a aquisição de aviões de ataque leve. A empresa espera que o Super Tucano seja novamente selecionado. A empresa diz estar "confiante de que vai haver um desfecho positivo e na capacidade do avião".
Um novo contrato de seleção foi definido na sexta-feira, com duas mudanças que a Embraer julga benéficas para a empresa. Pelas novas regras, há maior peso para a experiência de combate e não há demonstração de voo. O requisito de experiência em combates favorece a Embraer, na visão da empresa, porque o Super Tucano, ao contrário do concorrente, já é atualmente usado por seis forças áreas em missões e ataques à insurgentes.
"Nosso concorrente, o Hawker, é um avião de treino, um protótipo que ainda não virou um avião de produção", disse a Embraer. Anteriormente, a avaliação do desempenho considerava a experiência total do avião, não se tratando apenas das experiências de combate.
As informações sobre as experiências anteriores estão sendo recolhidas com os clientes atuais e serão enviadas aos EUA até o dia 4 de junho. As propostas comerciais serão apresentadas no dia 18 de junho.
A decisão da Embaer de participar novamente da licitação ocorreu após a análise dos requisitos para se qualificar. Todos os requisitos exigidos serão cumpridos sem mudanças significativas em relação à concorrência anterior. "Participamos uma vez e o cancelamento foi por problemas internos deles, não nossos, então não haverá mudança", afirma a empresa.
Contrato cancelado
Em 30 de dezembro de 2011, a Força Aérea dos Estados Unidos definiu que a Embraer, junto com sua pareceira norte-americana Sierra Nevada Corp, tinha obtido o contrato para venda de 20 aviões Super Tucano, assim como fornecimento de treinamento e suporte. Entretanto, a licitação foi paralisada em janeiro, quando a Hawker Beechcraft entrou na Justiça questionando a decisão.
No ocasião, a Força Aérea disse que acreditava que a competição e a avaliação para seleção do fornecedor tinham sido justas, abertas e transparentes. O Super Tucano foi desenvolvido para missões de contra-insurgência e está em uso em seis nações, incluindo a Colômbia, o Equador e Burkina Fasso, na África.
Em fevereiro, no entanto, o contrato de US$ 355 milhões foi "posto de lado" , devido a supostos problemas com documentos. A vitória da Embraer na concorrência foi contestada na Justiça dos EUA pela norte-americana Hawker Beechcraft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário